domingo, 8 de março de 2020

COMENTANDO 4 FILMES

Antonio Carlos Egypto





FIM DE FESTA.  O carnaval acabou, mas enquanto, na quarta-feira de cinzas, um grupo de jovens ainda vive a energia que restou da euforia da festa, o pai de um deles, um policial, tem de voltar rapidamente de seu descanso para investigar a morte de uma turista francesa em Recife.  E tem de lidar com seu apartamento ocupado pelos amigos do filho.  Mais do que o desvendar do crime, o filme FIM DE FESTA, do pernambucano Hilton Lacerda, que já dirigiu “Tatuagem” em 2013, focaliza o personagem do policial Bruno e a forma como ele encara as situações que se apresentam.  Irandhir Santos tem um grande desempenho no papel desse policial, que parece viver uma ressaca, não exatamente do carnaval, mas da vida, do seu trabalho ou do momento atual.  Vemos como ele vai conduzir o caso, a expectativa e reações dos familiares e suspeitos, mas também como se relaciona com a homossexualidade do filho, a maconha, a folga dos jovens na sua casa e como ele enxerga sua própria vida.  Um retrato realista, nada esperançoso.  No elenco, Suzy Lopes, Gustavo Patriota, Amanda Beça, Safira Moreira, Leandro Vila.  Participações especiais de Hermila Guedes e de Jean-Thomas Bernardini (da distribuidora Imovision e do Reserva Cultural).  FIM DE FESTA recebeu os prêmios de melhor filme e melhor roteiro pelo júri oficial da última edição do Festival do Rio, 2019.  100 min.

FOTOGRAFAÇÃO, documentário de Lauro Escorel, de 2019, exibido no festival É TUDO VERDADE do ano passado, aborda a história da fotografia, de seus grandes criadores e dos registros de imagens do Brasil, dos pioneiros aos dias de hoje.  Uma imagem do nosso país, que vai se constituindo e se modificando, traduz a nossa identidade coletiva e nos mostra quem somos e a solidez do que somos.  Isso é importante frisar frente ao processo anticivilizatório que tenta se impor a nós.  Escorel contrasta essa bela história com a profusão da fotografação digital dos nossos dias e reflete sobre o impacto disso na sociedade contemporânea.  Ele tem grande experiência e atuação como diretor de fotografia no cinema brasileiro.  Tem, portanto, um olhar privilegiado e amadurecido sobre o tema que escolheu para documentar.  E o fez muitíssimo bem.  76 min.


DE QUEM É O SUTIÃ ?


DE QUEM É O SUTIÃ?  (The Bra), comédia alemã de 2018, dirigida por Velt Helmer, vai a uma região do Azerbaijão acompanhar a vida de um solitário maquinista de trem habituado a conduzir o veículo rente às casas, que estão tão próximas dos trilhos que colocam cadeiras, põem roupas para secar no varal ali mesmo.  Um garoto apita, avisando a chegada do trem.  Vai que um dia Nurlan, o maquinista em vias de se aposentar, esbarra num varal e derruba um sutiã azul.  Encontrar a dona da peça íntima pode lhe trazer muitas emoções, constrangimentos e novidades.  O filme é divertido, simpático, e tem uma curiosidade: é todo sem diálogos.  Não é um filme silencioso, tem som e muito bem explorado, mas não tem falas.  E olhe, não faz falta.  Lembram-se dos filmes “O Ilusionista” e “O Homem da Linha”, do diretor holandês Jos Stelling?  Vai por aí.  Afinal, cinema é, antes de tudo, imagem.  No elenco, Miki Manojlovic, Paz Vega, Chulpan Khamatova, Denis Lavant, Maia Morgenstern.  90 min.

AS INVISÍVEIS (Les Invisibles), dirigido por Louis-Julien Petit, de 2018, trata de mulheres em situação de rua, recém-saídas da prisão ou fugidas da família por conflitos, sem emprego e sem a mínima condição de competir no mercado de trabalho.  Elas estão num abrigo para mulheres sem teto, aos cuidados de assistentes sociais dedicadas, mas que encontram dificuldades de toda a ordem, legais, burocráticas, e da própria incapacidade de adaptação daquelas a quem atendem.  São muitas personagens, falta um pouco de contexto para quem não conhece a situação francesa, mas é um mergulho interessantíssimo na vida dessas mulheres.  O que é contado com dramaticidade, mas também com muito humor. Isso torna o filme mais atraente e menos pesado.  Por exemplo, uma personagem que busca trabalho faz questão de contar a todos os possíveis empregadores que esteve na prisão, porque quer ser absolutamente honesta e não mentir.  O que, obviamente, complica as coisas, visto que o preconceito contra presidiárias é enorme.  Como convencê-la de, ao menos, omitir essa informação?  No elenco, Patrícia Mouchon, Koukha Bonkherbache, Bérangère Toural.  102 min.

LEMBRETE - Já fiz a crítica do filme O OFICIAL E O ESPIÃO (J’Accuse) quando do prêmio César, que realmente escolheu Roman Polanski como diretor, apesar dos protestos.  O filme merece ser visto e entra em cartaz agora, no dia 12 de março.  A crítica pode ser acessada aqui. 





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