quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

O JUÍZO

Antonio Carlos Egypto


                                                                                     Suzana Tierie



O JUÍZO.  Brasil, 2019.  Direção: Andrucha Waddington.  Com Felipe Camargo, Carol Castro, Criolo, Joaquim Torres Waddington, Fernanda Montenegro, Lima Duarte.  90 min.


“O Juízo” é uma incursão do cinema brasileiro no gênero suspense, terror.  Assim como outras tentativas bem sucedidas realizadas anteriormente, ele contribui para ampliar o alcance do nosso cinema para além dos documentários, comédias e dramas que têm marcado nossa produção crescente.

Considerado um suspense sobrenatural, é, na verdade, um filme que crava na trama as marcas da nossa história, do extrativismo à escravidão, que deixaram uma dívida que remonta a séculos e está na construção da vergonhosa desigualdade, preconceito e racismo, que vivemos até hoje.  Mérito, claro, do talento de escritora da roteirista Fernanda Torres que, infelizmente, não participa do filme de seu marido, Andrucha Waddington, como atriz.  Em compensação, Fernanda Montenegro, sua mãe, está lá, brilhante, como sempre.  O filme tem mesmo uma característica familiar.  Joaquim Torres Waddington, filho do diretor e da roteirista, estreia no cinema como ator neste filme.  Para além das relações familiares, o elenco tem Felipe Camargo, Carol Castro e Criolo, em papeis centrais e o grande Lima Duarte em participação especial.




O que mais me entusiasmou em “O Juízo” nem foi a sua história, muito boa, ou seu superelenco, mas seu apuro visual.  Enquadramentos belíssimos, do alto, na água, nos caminhos molhados (o filme é quase todo passado na chuva), nos ambientes de uma fazenda, supostamente mineira, na verdade filmada no Estado do Rio.  Uma fotografia esmaecida, esfumaçada, escurecida, concretiza uma narrativa que remete a trevas, com grande beleza e explora também com eficiência a luminosidade do fogo.  Ótimo trabalho do diretor de fotografia Azul Serra.  Destaque também para a direção de arte de Rafael Targat.  Um trabalho de equipe muito bem coordenado por Andrucha Waddington.

O enredo remete a uma família, Augusto (Felipe Camargo), Tereza (Carol Castro) e o filho Marinho (Joaquim Torres Waddington), que vão em busca de colocar a vida em ordem, resolvendo problemas econômicos e do alcoolismo de Augusto, assumindo morar numa fazenda isolada e abandonada, herdada do avô.  A propriedade, porém, traz o carma de uma traição, envolvendo um homem escravizado, Couraça (Criolo) e sua filha, uma dívida ancestral.  Diamantes estão envolvidos na história, colocando a cobiça como parte integrante e trágica da narrativa.  Mais suspense que terror, fantasmagórico, mas realista e indutor de reflexão, um filme que se vê com prazer, com destaque para o esmero visual, que merece ser apreciado com atenção.

                                                                                                             Dan Behr


FESTIVAL DE CINEMA RUSSO
De 04 a 11 de dezembro, chega a São Paulo a 6ª. edição da Mostra Mosfilm, de filmes clássicos, russos e soviéticos, realização do CPC – UMES, Spcine e Itaú Cinemas.  12 longas serão exibidos nos cines Itaú Augusta e Olido, a preços bem populares.  Destaque para as cópias restauradas de “A Balada do Soldado”, de Grigori Chukhay, “Stalker”, de Tarkovsky, e “A Prisioneira do Cáucaso”, de Leonid Gayday.  Outra novidade é a exibição de "Spartacus", com o Balé Bolshoi, em filme de Yury Grigorovich, de 1975.  O filme mais recente a ser exibido é “Aluga-se uma casa com todos os inconvenientes”, de Vera Storozheva, de 2016.  No Olido, exposição de matryoskhas e comidas, bebidas e artesanato típico do Leste Europeu.

FESTIVAL DO RIO
Para quem está no Rio de Janeiro, a grande pedida é a nova edição do tradicional Festival do Rio, repleto de atrações, que neste ano ocorre em data não habitual, de 09 a 19 de dezembro, em 15 cinemas da cidade.  Foi uma batalha, mas o Festival saiu e com cerca de 100 filmes estrangeiros e uma enorme janela de produções brasileiras na seção Premiére Brasil.


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