sábado, 17 de agosto de 2019

CLAIRE DARLING

Antonio Carlos Egypto





 A ÚLTIMA LOUCURA DE CLAIRE DARLING (Le Derniére Folie de Claire Darling).  França, 2018.  Direção: Julie Bertuccelli.  Com Catherine Deneuve, Chiara Mastroianni, Samir Guesmi, Alice Taglioni. 94 min. 


Ver Catherine Deneuve e Chiara Mastroianni, mãe e filha na vida real, e grandes atrizes da telona, atuando juntas no mesmo filme, já é um bom motivo para ir ao cinema. 

“A Última Loucura de Claire Darling”, porém, tem algo mais a oferecer.  A história de Claire, que decide que sua vida chegou ao fim e resolve se desfazer de todos os seus ricos, artísticos e sofisticados pertences, a preços meramente simbólicos, tratada aqui como loucura, pode trazer algumas reflexões interessantes.

Sabe-se que, com o avanço da idade, ocorrem algumas perdas mentais, lapsos de memória, esquecimentos, o presente fugidio, aspectos do passado que se borram, coisas assim.  Não se trata de diagnóstico de Alzheimer ou similar.  É a perda natural da vida, que o passar do tempo cobra.  No entanto, trata-se de pessoa lúcida, mais do que isso, inteligente, instruída, de gostos altamente sofisticados. 

O que ocorre é que essa lucidez acaba sendo parcial.  Ou seja, parte dela se perde nesse processo de deterioração natural.  O uso inadequado e a percepção do valor do dinheiro é um bom exemplo.  Coisas são supervalorizadas e pagas regiamente.  Ou bens e valores são esbanjados sem motivo, ou a partir de uma avaliação precária e imediata, ou, ainda, por adesão a uma causa, por exemplo, religiosa, discutível. 




No caso do filme da diretora Julie Bertuccelli, é a ideia de que se possa conhecer o dia ou o momento da própria morte.  Antevê-lo sem estar vivendo nenhuma situação de doença ou dor extremas, é, evidentemente, um delírio, que gera comportamentos extravagantes, capazes de trazer de volta à pequena aldeia, onde vive a mãe, uma filha distante, um vínculo complicado.  Mãe e filha, belas mulheres, grandes atrizes, que encarnam com brilho esses papéis.




Nenhum comentário:

Postar um comentário