terça-feira, 14 de agosto de 2018

A FESTA


Antonio Carlos Egypto


A FESTA (The Party).  Inglaterra, 2017.  Direção e roteiro: Sally Potter.  Com Timothy Spall, Kristin Scott Thomas, Patricia Clarkson, Bruno Ganz, Emily Mortimer, Cillian Murphy.  71 min.


“A Festa” é uma comédia irônica, de sorrisos, não de gargalhadas.  Ao revelar-nos um universo perverso, que escamoteia todas as questões, o que fica é só aparência e vazio.  O que é objeto de reflexão sobre o mundo dos bem-sucedidos e poderosos.

Um encontro íntimo reúne sete amigos, com a intenção de celebrar a ida de Janet (Kristin Scott Thomas) para o prestigioso ministério da saúde.  É bom lembrar que o atual atendimento britânico de saúde é referência mundial .  Pois bem, o filme tratará de pôr em cheque isso também.

O mais importante é que uma doença terminal, revelações sobre uma gravidez inesperada, infidelidades várias, lesbianismo e dependência de drogas, serão elementos detonadores dessa celebração.




O desnudamento da burguesia que o filme apresenta faz lembrar o mestre espanhol Luís Buñuel e seu estilo corrosivo.  No entanto, aqui não há propriamente surrealismo ou non sense.  Tudo se dá numa dimensão que cabe no terreno racional.  Com dificuldade, é verdade, mas cabe.  O mais próximo do surreal é o ótimo personagem de Bruno Ganz, Gottfried, com sua energia positiva descolada da realidade, sua atitude de autoajuda e suas crenças alternativas.

Já a militante do partido que vai virar ministra nos é bastante familiar, no seu cinismo e descrença do seu papel republicano no governo.  A intelectualidade real, ou simulada, dos demais não resiste ao crivo da razão e do equilíbrio. Jogam pesadamente na deslealdade, no que está encoberto ou omisso.  Detonam a si mesmos e aos outros.

O título original “The Party” refere-se tanto à festa quanto ao partido.  Um bom roteiro, diálogos atraentes, um elenco de peso e uma interessante opção pelo preto e branco, que reforça a ligação com o Buñuel dos primeiros tempos, faz do filme da cineasta Sally Potter uma ótima atração do presente ano cinematográfico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário