terça-feira, 16 de abril de 2024

E A FESTA CONTINUA!

                

 Antonio Carlos Egypto

  


E A FESTA CONTINUA! (Et La Fête Continue!).  França, 2023.  Direção: Robert Guédiguian.  Elenco: Ariane Ascaride, Jean-Pierre Darroussin, Gérard Meylan, Lola Naymark, Robinson Stévenin.  106 min.

 

“E a Festa Continua!”, dirigido por Robert Guédiguian, é o que se pode chamar de um filme coral.  Reúne diferentes personagens, com distintas questões, que terão de aprender a conviver com outros e caminhar na busca de seus objetivos pessoais e coletivos.

 

A cidade de Marselha é um importante personagem da história.  Por sua beleza e por seus problemas.  Tudo começa com prédios condenados a desabar, que colocam as pessoas na condição de sem-teto, de uma hora para a outra, sem a devida previsão e assistência.  Não falta quem pratique o ativismo social e os apoie e organize lutas junto ao poder público e à sociedade.  Sem se esquecer de promover um congraçamento embalado pela música.  De contestação, por que não?  Mas animada e divertida.

 

O amor e a afetividade têm grande força no filme e questões identitárias também.  A comunidade armênia, que busca crescer e se valorizar, por exemplo, espera de um jovem apaixonado que faça planos de casamento com muitos filhos.  O que pode não ser desejado ou possível, junto à sua amada.  Os que se redescobrem amando e encantados em torno dos 70 anos é outro aspecto fundamental da realidade aqui abordada.

 

E quem está presente juntando todas essas coisas?  Um busto de Homero, o poeta da Grécia antiga, tido como cego, que serve de testemunha ao que acontece na cidade.  Por ser cego, não vê, mas ouve os desabamentos ruidosos e muito mais.  É em nome dele que se tem que travar batalhas homéricas por um mundo melhor.  Com persistência e resiliência, acreditando sempre, recomeçando sempre. 

 


“E a Festa Continua!” está falando de vida e das nossas crenças em meio a uma realidade nem tão festiva assim, mas que tem causas a unir as pessoas.  Causas político-eleitorais também.  É a partir do município que as transformações passam a acontecer.  Muito apropriado para o nosso momento político, com eleições municipais este ano.  Por lá o tom é de esquerda, mas, como de costume, falta união em torno da causa.  O que dificulta a escolha de um candidato comum.

 

Já deu para perceber que o filme é todo amor, poesia e política, ecoando um mundo mais solidário e humano do que temos visto por aí, em qualquer parte. Ressalta a importância de ler e compreender o mundo e as pessoas para alcançar avanços significativos.  E superar a inevitável solidão a que estamos expostos.  A comida compartilhada também tem seu papel quanto a isso.

 

Um belo elenco, bem afinado, nos transmite esse sentimento elevado que está na base da proposta do filme.  E que, com leveza, vai nos indicando um caminho generoso a seguir.

 


LUIZ MELODIA – NO CORAÇÃO DO BRASIL, documentário brasileiro, de 2024, dirigido por Alessandra Dorgan, 85 minutos, foi o filme que encerrou o festival É TUDO VERDADE.  Todo realizado com imagens de arquivo e narrado em primeira pessoa pelo compositor, cantor e ator Luiz Melodia (1951-2017), é um belo trabalho que resgata a sua obra com competência.  Eu quis saber sobre o lançamento do filme nos cinemas.  A resposta que obtive é de que não há previsão.  Pode, inclusive, chegar ao streaming direto.  Agora, vai percorrer o circuito dos festivais.  É pena, mas é isso.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário