sexta-feira, 5 de março de 2021

LIBELU - ABAIXO A DITADURA

 Antonio Carlos Egypto




LIBELU – ABAIXO A DITADURA, com direção e roteiro de Diógenes Muniz, o vencedor da competição brasileira do festival de documentários É TUDO VERDADE  2020, realizado  on line,  é de fato um trabalho muito interessante e oportuno.

 

 O documentário reconstrói, por meio de registros, imagens de época e muitos depoimentos, a trajetória do grupo trotskista de resistência à ditadura militar, “Liberdade e Luta”, ou, como ficou conhecido, “Libelu”, que existiu de 1976 a 1985.

 

 De um lado, visto como radical, de outro, como da esquerda festiva, o grupo atuou nas ruas em passeatas e eventos, após a derrota da luta armada, quando o movimento estudantil se reorganizou, e foi responsável pela adoção pública do slogan “Abaixo a ditadura”, que até então não estava consagrado nas manifestações estudantis  .Ao mesmo tempo seus integrantes curtiam festas e eventos com destaque para o rock and roll. Numa época em que a esquerda estava muito bem representada pela MPB. Ou seja, a Libelu ia um tanto na contramão das tendências da época.

 



 É surpreendente observar alguns de seus antigos integrantes dando depoimentos hoje.  Radicais?  De esquerda?  Eduardo Giannetti da Fonseca, Demétrio Magnoli, Josimar Melo, Cleusa Turra, Laura Capriglione, Eugênio Bucci, Antônio Palocci, Reinaldo Azevedo, Paulo Moreira Leite, José Arbex.  Enfim, tem de tudo aí, não é não?  Muito bom esse resgate histórico.

 

Esse pessoal todo traz suas impressões, lembranças, reflexões daquele movimento e daquele período, inevitavelmente visitando a juventude idealista da qual fizeram parte. E enquanto relembram aquele passado encontram as motivações para as escolhas e caminhos tão diversos que vemos que eles tomaram. Podemos fazer comparações com o momento atual e nos surpreender com muitas semelhanças com os dias de hoje.

 

Esse filme estava com previsão de estreia nos cinemas para março de 2021. Em seguida será possível vê-lo em plataformas de streaming e mais para a frente nos canais de tv paga, primeiro o Canal Brasil e depois a Globo News.




Nenhum comentário:

Postar um comentário