segunda-feira, 5 de abril de 2021

É TUDO VERDADE 2021

Antonio Carlos Egypto

 



Um dos mais importantes festivais de cinema do país está apresentando sua 26ª. edição.  O festival de documentários É TUDO VERDADE 2021 acontece de 08 a 18 de abril inteiramente on line e gratuito.  E pode ser acessado em todo o Brasil.

 

Sua seleção, com alta qualidade artística, tanto nacional quanto internacional, evidentemente, mereceria ser vista na tela grande do cinema.  Infelizmente, esse prazer, como tantos outros, nos tem sido vedado pela pandemia.  É triste, mas é o possível, no momento.  Nada de negacionismo, nem de irresponsabilidade, numa hora dessas.  Mas garanto, nem que seja para ver na tela minúscula do celular, que vale a pena acompanhar o É TUDO VERDADE 2021, realização de Amir Labaki, com parceiros e apoiadores importantes, como o SESC, o Itaú Cultural, o Spcine, o Canal Brasil e as Secretarias de Cultura de São Paulo e do Ministério do Turismo.

 

Serão apresentados 69 filmes de 23 países, sendo 12 longas-metragens internacionais e 07, nacionais, além dos curtas-metragens em competição. Após a exibição de cada longa nacional está programado um debate virtual com os realizadores. Haverá, porém, muito mais. Uma mostra especial trata do centenário do grande documentarista francês Chris Marker (1921-2012), trazendo filmes dele, atividades paralelas e debates sobre o seu trabalho inovador.

 

Entre as programações especiais estão também as homenagens. Uma, ao trabalho do cineasta Ruy Guerra, que chega aos 90 anos, tem vários filmes na programação e participa do festival com uma master class.  Outra, ao compositor e intérprete Caetano Veloso, exibindo filmes que abordam sua trajetória musical, incluindo “Narciso em Férias”, sobre seu período no exílio com Gilberto Gil.

 

Esses filmes todos estão distribuídos em diversas plataformas.  Um modo de ter acesso a tudo isso é fazer um cadastro na plataforma Looke: www.looke.com.br para poder entrar no site www.etudoverdade.com.br e clicar em programação.  Os filmes serão assistidos no Spcine play, no Sesc Digital, na plataforma Itaú Cultural, no Youtube do É tudo verdade e no Canal Brasil, da TV paga.  Tem ainda o foco latino-americano em https://sescsp.org.br/etudoverdade.

 

Para quem ainda não conhece, recomendo mais uma vez o Spcine play e o Sesc Digital – Cinema: #emcasacomsesc, que, além deste festival, disponibilizam ótimos filmes ao longo do ano e mantêm um acervo constante de bom cinema.  E no caso do Sesc Digital, de outros produtos culturais também.  Tudo gratuito, basta se inscrever.

 

Nos próximos dias, estarei comentando por aqui alguns dos filmes em competição do É TUDO VERDADE 2021.  A oferta é apetitosa, muita coisa atraente e absolutamente atual vai ser exibida.  Tem filme que até já incorporou a covid-19 à sua realização.  Acabados de sair do forno.  Não dá para perder.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário