terça-feira, 8 de dezembro de 2020

FESTIVAIS EM CASA

Antonio Carlos Egypto

 

Neste final de ano é necessário ficar em casa, evitar viagens que não sejam indispensáveis, fazer encontros virtuais ou com muito pouca gente reunida.  É bom que haja boas opções cinematográficas, com talento e arte, sem precisar sair de casa, não é?  Pois bem, há ótimas opções.  Festivais acontecendo em plataformas digitais, por streaming.  E o que é melhor, gratuitamente.

 



Comecemos pelo 15º. Festival do Cinema Latino-Americano de São Paulo 2020, que acontece de 09 a 16 de dezembro, nas plataformas Spcine play, Sesc digital e Looke.  Filmes recentes do Brasil e dos países da América Latina, que devem nos reservar boas surpresas.  Trata-se de uma produção rica e variada culturalmente, que nos diz respeito de perto e traz reflexões sociais importantes.  Os filmes não são os mesmos nas três plataformas, embora um ou outro possam ser repetidos.

 

Aproveito para lembrar que o Spcine play tem muitos outros filmes importantes e disponíveis gratuitamente.  Por exemplo, clássicos brasileiros e internacionais e produções que fizeram parte de outras mostras, inclusive da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.  Entre eles, filmes de Manoel de Oliveira que nunca saíram em DVD no Brasil. Enfim, é só entrar, fazer login com o e-mail, uma senha, e usufruir de tudo isso e do Festival Latino, que já está começando.

 

O Sesc digital é outra dica indispensável.  Tudo sempre gratuito, programação de qualidade, como sempre foi a do  Cinesesc.  Títulos renovados semanalmente, agora o Festival Latino e ainda mais: de 10 a 23 de dezembro, entra lá também a 21ª. Retrospectiva do Cinema Brasileiro, que tradicionalmente aporta no Cinesesc, e está on line.  É só procurar por Sesc digital, cinema e vídeo, se inscrever com login e senha e aproveitar tudo o que está lá.  E é muito coisa.  sescsp.org.br/cinemaemcasa é uma forma de entrar.  Ou #emcasacomsesc.

 



Tem mais, está chegando o 1º Festival de Cinema Russo, com uma seleção de filmes recentes, de 2017 para cá, promovido pelo Ministério da Cultura da Rússia e pela Roskino.  Os 8 filmes selecionados poderão ser vistos de 10 a 30 de dezembro, na plataforma Spcine play, gratuitamente, até o limite de visualizações que os promotores estabeleceram.  Vi 5 filmes dessa Mostra Russa, que vou comentar com vocês nas próximas postagens do cinema com recheio.  Já adianto que valem bastante a pena.  Tem uma boa variedade e muito boa qualidade de produção.

 

Interessante notar que ainda está em andamento uma outra famosa Mostra de filmes russos e soviéticos clássicos, em sua 7ª. edição, promovida pela Mosfilm e o CPC da UMES, que também comercializa grande parte desses filmes em DVD.  Ou seja, temos à disposição filmes famosos de grandes diretores, russos e soviéticos numa Mostra que ainda segue e já entra em cena a produção russa atual.  Para conferir, CPC-UMES filmes no Youtube e www.cpcumesfilmes.org.br.

 

Todas essas Mostras foram pensadas e aconteciam nos cinemas.  Em 2020, foram parar no sistema on line.  O 1º. Festival de Cinema Russo nem teve chance de experimentar a edição nos cinemas.  Teve que sair pela primeira vez via Internet.  Sinal dos tempos.  Já que tenha de ser assim, que seja.  E que possamos aproveitar o máximo que pudermos, explorando esse recurso e nos preservando, que a vida não está fácil.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário