sábado, 25 de agosto de 2018

ESCOBAR : A TRAIÇÃO


Antonio Carlos Egypto



ESCOBAR: A TRAIÇÃO ( Loving Pablo ).  Espanha, 2018.  Direção: Fernando León de Aranoa.  Com Javier Bardem, Penélope Cruz, Peter Sarsgaard.  83 min.


Um filme espanhol que tem como protagonistas o ator Javier Bardem e a atriz Penélope Cruz não pode passar em branco.  Só pelo desempenho deles, costumeiramente brilhante, vale a atenção.  O diretor Fernando León de Aranoa já tem uma filmografia relevante.  Eu destacaria “Segredos em Família”, de 1996, e “Um Dia Perfeito”, de 2015, como bons trabalhos dele.

Nesta produção bem recente, falada em inglês, o tema já parece um tanto gasto.  O personagem Pablo Escobar (Javier Bardem), o famoso chefão do cartel de Medellín, Colômbia, já foi bastante abordado pelo jornalismo, pela literatura, pelo cinema, pela televisão.  Um bandido que fascina pelo seu poder, pela ousadia, pela violência e por suas excentricidades.

Em “Escobar: A Traição”, a ótica é a de sua amante Virgínia Vallejo (Penélope Cruz), uma popular apresentadora de TV que o amou e se interessou pela forma como Escobar usava o dinheiro que tinha.  Ela não se preocupava com a origem do dinheiro, mas com sua destinação.  E com isso tinha acesso a bens luxuosos, mas também admirava as benesses que o grande traficante oferecia à população local.




 O jeito arrojado de Pablo Escobar enfrentar os poderosos, entrar na própria política colombiana, pela via eleitoral, para encarar a caçada estadunidense, promovida por Reagan, tinha um charme todo especial.  Mas quando o perigo ronda forte e a vida está mesmo em risco iminente, a traição pode ser um caminho de sobrevivência.

Virgínia Vallejo escreveu Amando Pablo, Odiando Escobar  sobre o que viveu ao lado dele, sua perspectiva, suas lembranças, o que entendeu e avaliou daquela aventura extraordinária.  É a sua história com ele que o filme nos mostra.

É uma trama cheia de lances surpreendentes, perigosos, inusitados.  Dá margem a um filme que mescla ação, suspense, violência, política e um drama amoroso.  Não acrescenta muita coisa ao que já se conhece daquele que foi um dos maiores traficantes de cocaína da história.  Dá para ver o ângulo da amante traidora e curtir a atuação, sempre segura, de Penélope Cruz e Javier Bardem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário