domingo, 26 de agosto de 2018

ONDE ESTÁ VOCÊ, JOÃO GILBERTO?


Antonio Carlos Egypto




ONDE ESTÁ VOCÊ, JOÃO GILBERTO?  (Wo Bist Du, João Gilberto).  Alemanha/Suíça, 2017.  Direção: Georges Gachot.  Documentário.  107 min.


Considero João Gilberto um gênio musical absoluto.  Como todo o Brasil e o mundo, eu acho.  A bossa nova, que nasceu da batida daquele violão fantástico, associado a um jeito de entoar único e desencontrado, é uma coisa sensacional, que eu nunca deixei de ouvir, ao longo desses últimos 60 anos.

Não surpreende, portanto, que o documentarista franco-suíço Georges Gachot viesse atrás dele no Brasil, inspirado no livro “HO-BA-LA-LÁ – À Procura de João Gilberto”, do escritor alemão Marc Fischer.  Os sonhos do escritor e os do cineasta se mesclam nessa incansável procura do recluso e estranho personagem em que João se transformou, ao longo do tempo.

O filme é sobre esse caminho, essa procura, e os fiapos de história que a preenchem.  Aparecem figuras como Miúcha, a ex-mulher, e João Donato, parceiro e amigo.  Mas, afinal, onde está você, João Gilberto, que ninguém sabe, nem viu, mas conviveu às vezes intensamente, até.  Pergunte ao mestre do restaurante que entrega comida para ele, há tantos e tantos anos.




Um filme que foca na procura pode ser tão interessante quanto o que foca no resultado obtido.  Por que não?  Tudo depende da expectativa de cada um.

O diretor e roteirista Georges Gachot é um velho admirador da música brasileira.  Fez em 2005 um admirável documentário sobre o trabalho de Maria Bethânia: “Música É Perfume”.  Em 2010, outro belo documentário, amoroso e de grande profissionalismo, foi “Rio Sonata”, que se debruçava sobre o trabalho da cantora Nana Caymmi.  Em 2014, foi a vez de “O Samba”, pôr em evidência Martinho da Vila e a Escola de Samba Unidos de Vila Isabel.  Temos muito a agradecer a esse competente documentarista, que registrou em cinema de alta categoria a obra de alguns dos nossos grandes nomes da MPB.  Escolhidos a dedo e com muito bom gosto.

E quanto à figura mítica do nosso talento maior, João Gilberto, terá ele conseguido resultado semelhante?  Deixo a pergunta no ar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário