quinta-feira, 28 de junho de 2018

HISTÓRIA DO CINEMA EM LIVRO



Antonio Carlos Egypto





O cinema é uma das invenções mais fascinantes da humanidade.  E sua história, que remonta ao final do século XIX, é muito rica em criação, descoberta, estabelecimento de uma linguagem, estilos, gêneros, escolas e movimentos.  E na evolução tecnológica, que nunca parou.  Para dar conta da história do cinema, foram escritas algumas obras enciclopédicas, que os estudiosos têm de conhecer e consultar.  Mas, num mundo e numa época em que tudo tem de ser rápido, todos têm pressa e ninguém parece ter tempo, é muito bem-vindo um trabalho que, de modo sintético, consegue dar conta dessa bela e emocionante história.

Trata-se do livro recém-lançado “A História do Cinema Para Quem Tem Pressa (dos irmãos Lumière ao século XXI em 200 páginas) “, do crítico de cinema, e meu amigo, Celso Sabadin.  Ele escreve de forma simples e direta sobre tudo o que foi, e é, importante na história do cinema, com muito talento e objetividade.  Com um admirável poder de síntese.  Não se perde em divagações, detalhes secundários ou meras curiosidades.  Lida com o essencial do assunto e, o que é muito importante, de forma crítica.  Contextualiza os fatos e situações, sem perder de vista os ambientes político e e econômico os envolvem.  Deixa, assim, as coisas muito mais claras e compreensíveis.  Qualquer pessoa que goste de cinema vai apreciar e se sentirá melhor informada sobre a chamada sétima arte.




O livro cobre da pré-história das imagens em movimento às cinematografias atuais da Índia, Nigéria, China, Japão, Irã, Dinamarca, Coreia do Sul.  Com destaque para o cinema norte-americano, sua ascensão, crises e declínio, o expressionismo alemão, o impressionismo, o realismo poético e a nouvelle vague franceses, o neorrealismo italiano, a Rússia e o realismo soviético e, é claro, a história do cinema brasileiro.  Debruça-se sobre as relações entre as duas grandes guerras mundiais e o cinema.  Enfim, traça um panorama bastante amplo e completo do seu apaixonado objeto de estudo.

Como consegue tudo isso em meras duzentas páginas, que podem ser lidas em pouco tempo?  Não é uma tarefa fácil, mas Celso Sabadin consegue um ótimo produto, porque fala daquilo que conhece bem.  E quando a gente domina um assunto, tendo habilidade na escrita, dá para explicar as coisas muito bem, de forma clara e em poucas palavras.  Esse é o grande mérito de “A História do Cinema Para Quem Tem Pressa”, da editora Valentina.  Esse mote para quem tem pressa não é exclusivo do livro do Celso Sabadin, faz parte de uma coleção de história que aborda outros assuntos dessa forma sintética e panorâmica.  No caso da história do cinema, o resultado é altamente sedutor e esbanja competência.



2 comentários:

  1. Noossa, Egypto, que texto generoso! Muito obrigado. Fiquei até com vontade de reler meu próprio livro agora.... Abração.

    ResponderExcluir
  2. O seu livro é ótimo. Não se trata de generosidade, Celso Sabadin. Parabéns!

    ResponderExcluir