sexta-feira, 22 de junho de 2018

REI


Antonio Carlos Egypto




REI (Rey).  Chile/França, 2017.  Direção: Niles Atallah.  Com Rodrigo Lisboa, Claudio Riveros.  90 min.

Quem tem o hábito de ver muitos filmes, tem hora que se cansa da repetição de temas, de personagens e, principalmente, da forma de tratá-los.  Além de encontrar com frequência os mesmos atores e atrizes em papéis principais, sobretudo na produção de países dominantes no cinema, como Estados Unidos e França.  As narrativas clássicas, que contam uma história com começo, meio e fim, nessa ordem, com finais felizes, estão em baixa.  No entanto, recursos como ir e voltar no tempo ou misturar o real com o imaginado, sonhado ou desejado, não chegam a alterar muita coisa.  A forma como os conflitos são resolvidos, correndo contra o tempo até o último minuto, já se tornou algo insuportável.  Finais muito abertos e indefinidos nem sempre acrescentam algo ao espectador, além de confundi-lo.  E por aí vai.

Há grandes talentos de cineastas que, usando a narrativa clássica, aliada à criatividade no uso das câmeras, no modo de filmar, produzem grandes obras.  Em todo caso, é bom buscar novidades e estar aberto a provocações.  Nem tudo o que é novo é bom, é claro, mas não custa conferir.

Tudo isso a propósito de um filme experimental que chegou aos cinemas e que merece atenção.  “Rei”, de Niles Atallah, tem uma narrativa fragmentada, como a história que ele conta.  Aborda um personagem francês, um aventureiro, que em 1860 partiu para a região de Araucanía, no sul do Chile, com a intenção de formar um reino e dele se tornar rei.  Supostamente, com o aval do chefe indígena da região.  Ao chegar lá, com a ajuda de um guia, descobre que esse chefe está morto e fica difícil justificar sua viagem diante do governo chileno, que o prende e o acusa de usurpação indevida de território e traição ao país, ainda que a região pretendida pelo aventureiro fosse inóspita e estivesse nas mãos dos indígenas.  Teriam eles o direito de sagrá-lo rei de Araucanía e Patagônia?




É uma história estranha, misto de realidade, fantasia, delírio.  Uma coisa de sonhos, memórias perdidas, fantasmagorias.  Registros precários e lendas sobre um estranho rei: Orélier-Antoine de Tounens. 

Para penetrar nessa curiosa e inusitada trama, em que faltariam muitos pedaços, o diretor de “Rei” se utiliza de sofisticadas filmagens, produzidas como filmes antigos, cheios de bolas, borrões, riscos, imperfeições na tela.  Inclui fragmentos de filmes realmente existentes?  Talvez.  Mas não importa.  Cria-se um mundo ilusório de pesquisa imagética, com referências a um passado remoto, anterior à criação do cinema.  E filma-se, também, o que seria a reconstrução da saga do viajante francês em encenações atuais, com boa qualidade de imagens.

O suposto julgamento pelo governo chileno é encenado com os personagens cobertos por máscaras grossas, o que impede qualquer representação realista dos supostos fatos.  Descaracteriza a representação cênica dos atores, que fica resumida a bonecos falantes.

O filme alterna esses fragmentos narrativos e as diferentes formas filmadas, sem pretender chegar a contar uma saga coerente ou completa.  Mas reconstrói, ao menos parcialmente, a lenda e vai além da simples loucura ou delírio extravagante, para se perguntar: o que há de relevante e coerente em tudo isso?  O que significa uma figura como essa, que ocupa a cena, quando já estaria desaparecendo de qualquer registro ou memória, se não fosse resgatada em um filme?  Esse resgate é importante? Por quê?

Enfim, não se trata de uma busca de respostas.  Mas, sim, de um exercício de investigação e recuperação da memória e dos sonhos, matéria prima do humano e do coletivo. “Rei” foi vencedor do prêmio de melhor filme no Festival de Cinema Latino-Americano de Toulouse, França, em 2017.


CINEMA DA HUNGRIA E DE HONG KONG




Já estão acontecendo duas mostras de cinema na cidade de São Paulo que merecem atenção. A Cinemateca Brasileira apresenta até o dia 1º. de julho, com entrada franca, “Dias de Cinema Húngaro”, com 12 longas dessa produção europeia de qualidade, que nos deu recentemente dois títulos importantes: “O Filho de Saul”, de László Nemes (2015) e “Corpo e Alma”, de Ildiko Enyedi (2017).

No Centro Cultural Banco do Brasil está a mostra “O Ineditismo e a Pluralidade do Cinema de Hong Kong”, que traz, até 16 de julho, 23 longas-metragens da produção ampla e variada de Hong Kong.



Nenhum comentário:

Postar um comentário