segunda-feira, 17 de abril de 2017

AS FALSAS CONFIDÊNCIAS


Antonio Carlos Egypto





AS FALSAS CONFIDÊNCIAS (Les Fausses Confidences).  França, 2015.  Direção e roteiro: Luc Bondy.  Com Isabelle Huppert, Louis Garrel, Yves Jacques, Bulle Ogier, Manon Combes.  85 min.



“As Falsas Confidências” é uma comédia de Marivaux, ou Pierre Carlet de Chamblain de Marivaux (1688-1763), um dos principais dramaturgos franceses do século XVIII.  Nesta peça, o que está em jogo são o relacionamento romântico e os jogos sociais de aparências.

O diretor suíço Luc Bondy encenou esse texto de Marivaux no teatro Odéon de Paris e transformou-o em filme.  Foi seu último trabalho antes de falecer, em 2015, após ter dirigido mais de 40 peças de teatro e óperas e ter feito também muitos filmes, como ator e diretor.

Os atores do filme, os famosos Isabelle Huppert, no papel de Araminte, e Louis Garrel, no de Dorante, foram também os atores da peça teatral.  Assim como todo o elenco da montagem.  Uma curiosidade: eles fizeram muitas apresentações da peça no teatro Odéon, à noite. após terem filmado no próprio teatro e em seus arredores, representando os mesmos personagens, durante o dia.  Uma interessante e intensa fusão de cinema e teatro, que parece ser uma forma econômica de investir nos personagens e nas decorações de seus diálogos.




O texto é muito bom, as falas, cheias de espertezas, artimanhas e jogos de engano e sedução, vão envolvendo o público, numa trama onde o que parece espontâneo, na verdade, nunca é. “Me engana que eu gosto” parece ser uma máxima perfeitamente aplicável àqueles personagens.

Dorante, um homem sem dinheiro, consegue ser secretário de Araminte, uma viúva rica, que ele ama secretamente e, naturalmente, tem grande interesse em usufruir de sua fortuna.  Dubois (Yves Jacques), que já trabalhou com Dorante, planeja um esquema para que Araminte também se apaixone por seu amigo.  Araminte esconde seu jogo e procura enredar os dois em seus objetivos.  E por aí vai.

“As Falsas Confidências” pode não ser um grande filme, mas é uma boa diversão.  Tem na base um texto teatral clássico, um diretor de teatro e cinema competente, um elenco muito bom, encabeçado por Isabelle Huppert e Louis Garrel, e uma leveza inteligente que respeita o público.





Nenhum comentário:

Postar um comentário