quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

EU, DANIEL BLAKE


Antonio Carlos Egypto




EU, DANIEL BLAKE (I, Daniel Blake)Inglaterra, 2016.  Direção : Ken Loach.  Com Dave Johns, Hayley Squires, Dylan Mc Kierman, Sharon Percy.  101 min.



O cineasta britânico Ken Loach chega aos 80 anos de idade levando mais uma Palma de Ouro em Cannes, com “Eu, Daniel Blake”.  A anterior foi conquistada há dez anos, em 2006, com “Ventos da Liberdade”.  A filmografia do diretor é extensa e brilhante, envolve títulos como "Terra e Liberdade”, de 1995, “Meu Nome é Joe”, de 1998, “Pão e Rosas”, de 2000, “A Parte dos Anjos”, de 2012, “Jimmy’s Hall”, de 2014, para citar só alguns de seus trabalhos.  Ele tem sólida formação política e um decidido e generoso olhar voltado para a classe trabalhadora.  É um dos maiores críticos, no cinema, dos desmontes das políticas públicas voltadas para o bem-estar social.

Em “Eu, Daniel Blake”, Loach mostra que uma política de serviço social, aparentemente destinada a proteger os mais pobres e as decorrências a que estão sujeitos, pode ser cruel e insensível, com relação àqueles que deveria apoiar.  Benefícios concedidos por lei, como auxílio em situação de doença que incapacita temporariamente ao trabalho e o seguro desemprego, esbarram numa burocracia infernal, despropositada e, consequentemente, indutora de injustiça, deixando ao desamparo justamente quem lhes cabe proteger. 




Perguntas distantes do problema de saúde do trabalhador e totalmente inadequadas fazem parte de formulários a serem enviados somente pela Internet e os contatos se fazem por telefone ao bel prazer de um técnico que vai ligar para o trabalhador no dia e hora em que melhor lhe aprouver.  Enquanto isso, o tempo passa e nada se resolve.  Ou melhor, o aluguel deixa de ser pago, a luz é cortada e os mais pobres passam fome e frio dentro de casa.  Quem é uma espécie de analfabeto digital, como o personagem Daniel, com 40 anos de experiência e habilidade para consertar de tudo, menos computadores, fica perdido em meio a dificuldades para ele insolúveis, na condição de viúvo, sem filhos ou netos para ajudá-lo. Assim humilhado, ele vai perdendo a própria dignidade.

Além da burocracia, Ken Loach deixa claro também o quanto o espírito britânico rígido, em relação a normas e procedimentos, se torna cruel junto aos mais fracos.  A famosa pontualidade inglesa se volta contra uma jovem que, com duas crianças, se perde na cidade em que acaba de chegar, mas não é atendida, em função de alguns minutos de atraso.




O trabalhador é um número, tratado como objeto, para quem o sistema não é capaz de se dignar a olhar e compreender suas necessidades.  Isso num período de crise e mudanças no paradigma econômico europeu, em época de desmanche do Estado de Bem-Estar Social.

A filmagem de Loach mescla esse óbvio realismo crítico, capaz de revoltar qualquer pessoa de bom senso, a uma experiência emocional, que nos conta o que vivem e sentem os personagens envolvidos nessa trama kafkiana.  Pessoas reais, com pensamentos e sentimentos, sua luta diária, seus valores, qualidades e defeitos, estão lá, num cinema soberbo, que exala humanismo.  Como nosso mundo está cada vez mais carente de olhares assim!

“Eu, Daniel Blake” tem no comediante Dave Johns um dedicado desempenho como protagonista dramático, que mantém uma leveza interpretativa muito apropriada ao tema tratado.  E à situação, que é de deixar qualquer um louco, desesperado.  Mas quem teve um ataque cardíaco precisa se conter a qualquer custo. A atriz Hayley Squires, no papel de Katie, a jovem a quem Daniel ajuda a sobreviver, é muito expressiva e afetiva em sua performance.  O elenco, sem estrelas, é muito bom, inclusive o menino Dylan Mc Kierman.




O roteiro é bem construído e todos os detalhes de cotidiano que aparecem são essenciais para a empatia com os dramas da classe trabalhadora em momentos de dificuldade.  Não há excessos ou gordura na trama.  O final é previsível, mas verdadeiro.


“Eu, Daniel Blake” é um filme que pode ajudar algumas pessoas a compreenderem a realidade de uma classe social diferente da sua, experimentando com Daniel uma dimensão do cotidiano em que o respeito pelo outro vale muito.  Julgar é fácil, entender é sempre muito difícil.  Em tempos de redes sociais, barbaridades são postadas diariamente como se fossem verdades, elas refletem apenas a ignorância e a desinformação de seus autores.  Se eles se dignassem a ver um filme como esse, quem sabe poderiam enxergar um pouco os preconceitos que os movem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário