terça-feira, 13 de dezembro de 2016

NERUDA


Antonio Carlos Egypto





NERUDA (Neruda).  Chile, 2016.  Direção: Pablo Larrain.  Com Luís Gnecco, Gael García Bernal, Alfredo Castro, Mercedes Morán.  107 min.


O poeta Pablo Neruda (1904-1973), prêmio Nobel de Literatura, é uma das maiores referências culturais do Chile, em todos os tempos.  O poeta do amor também teve forte participação política, foi senador da República, vinculado ao Partido Comunista.  E nessa condição chegou a apoiar a eleição de Gabriel González Videla (1898-1980).  Mas Videla se tornaria, depois, um forte perseguidor dos comunistas.  Em 1948, promoveu uma verdadeira caça, conhecida como “A Lei Maldita”, a versão chilena do macartismo nos Estados Unidos, na mesma época.  A força da União Soviética, após a vitória na Segunda Guerra Mundial, incomodava muito e era preciso combatê-la.  A Guerra Fria vigorava.  Segundo um diálogo do filme “Neruda”, de Pablo Larrain, o presidente do Chile tem um chefe: é o presidente dos Estados Unidos.  Logo, é natural que siga as ordens da matriz. Bem, o fato é que Pablo Neruda, na condição de senador, atacou o presidente González Videla e denunciou tudo o que estava acontecendo com centenas de presos e perseguidos.  Claro que se tornou um deles, teve que se esconder e brincar de gato-e-rato com a polícia, que estava em seu encalço.




A história dessa perseguição é o assunto do filme “Neruda”, protagonizado por Luís Gnecco, no papel do poeta, e pelo ator mexicano Gael García Bernal, no papel do policial Oscar Peluchoneau, filho de um grande agente que havia marcado história na polícia.

Curiosamente, o personagem secundário do policial é quem narra a história, é do seu ponto de vista que vamos conhecendo o que se passou.  Inclusive, com direito a falas em off, que narram, explicam o que se passa na tela, na visão dele.  Recurso que incomoda e é desnecessário.  No entanto, é interessante o enfoque do filme, produz uma história de suspense ao estilo noir, que é capaz de interessar uma plateia menos politizada.




A caçada é emocionante, tem lances curiosos, surpresas, e é uma produção ficcional com base na realidade histórica.  O policial Oscar é uma criação do escritor, existe só em função de Neruda, só relacionado a ele, não dispõe de realidade própria.  E é o centro da narrativa do filme, contando com um ator global que puxa plateias, como Gael García Bernal.

Essa mesma história já havia sido filmada no Chile, em caráter ficcional, há cerca de dois ou três anos.  O filme “Neruda Fugitivo”, de Manuel Basoalto, que é parente de Neruda, é bem inferior ao trabalho atual de Larrain, que vai mais fundo, questiona e inova sua narrativa, sem medo de tirar o poeta do pedestal em que se encontra.




Pablo Neruda cresceria de importância internacional, depois desse episódio narrado nesses filmes e só morreria em 1973, doze dias depois de instaurado o golpe militar que levou Augusto Pinochet ao poder e que produziu uma das ditaduras mais sanguinárias do continente.  Oficialmente, Neruda morreu em decorrência de câncer de próstata, mas um calmante que lhe foi injetado teria produzido a parada cardíaca que o matou.  Há quem não só questione como ainda esteja investigando a hipótese de assassinato, perfeitamente plausível naquele momento político.  Mas essa já é uma história posterior, que não está no filme.  Talvez no futuro, em um novo filme, novas revelações possam aparecer.

O diretor Pablo Larrain já nos deu “No”, de 2012, sobre o plebiscito que tirou Pinochet do poder, analisando aquele peculiaríssimo processo eleitoral com maestria.  Brilhou ainda mais com “O Clube”, de 2015, que trata com muita clareza da pedofilia dentro do clero da igreja católica.  Mostra-se um cineasta que mergulha na história chilena, fazendo um cinema político importante e crítico, com posição, mas sem qualquer dose de panfletarismo.  “Neruda” concorre ao Oscar 2017 de filme estrangeiro, pelo Chile.



Nenhum comentário:

Postar um comentário