quarta-feira, 3 de junho de 2015

A LIÇÃO


Antonio Carlos Egypto




A LIÇÃO (Urok).  Bulgária, 2014.  Direção: Kristina Grozeva e Petar Valchanov.  Com Margita Gosheva, Ivan Burnev, Ivanka Bratoeva, Ivan Savov.  105 min.


Sempre estive muito antenado com o cinema de todas as partes do mundo que chega até nós.  Não só nas programações normais, mas também nas mostras e festivais que acontecem em São Paulo.  Mesmo assim, não me consta que eu tenha assistido a nenhum longa-metragem búlgaro.  Da Bulgária, só tenho registro de um curta, muito inventivo, por sinal, chamado “O Ritual”, de 2005.  Sendo assim, “A Lição”, que está sendo lançado nos cinemas agora, e é um filme de 2014, adquire especial relevo.  E, independentemente da nacionalidade, é um filme que vale a pena ver.




Inspirando-se em notícias de jornal, os diretores realizaram uma narrativa que põe em evidência o dilema moral e a relatividade de princípios orientadores de conduta.  Trata-se de uma situação aparentemente corriqueira, a que se apresenta de início.  Nadezha ou Nade (Margita Gosheva) é professora de crianças e, frente a algo roubado em sala de aula, procura de todas as formas o culpado, para que possa lhe dar uma lição de vida, como educadora.  E, na ausência dele, ensinar a toda a classe que atitudes tomar em casos como esse.  Seus princípios não põem em dúvida o erro moral que é roubar.  No entanto, diante das situações em que ela terá de se envolver em sua vida, ao longo da trama, essa verdade se mostrará frágil, bem diferente de uma simples e inquestionável aplicação de princípios.

Se um roubo pode ser compreendido e até admitido, em algumas circunstâncias, que outros comportamentos inaceitáveis podem vir a ser acolhidos como possíveis?  E isso significa uma derrocada ética, se acontecer?




Que a vida nos exige algo mais do que seguir uma cartilha de bons princípios é evidente.  A realidade é muito mais complexa e desafiadora do que qualquer código moral possa abarcar.  Só vivendo certas situações para entender. É isso que o filme “A Lição” faz: nos leva a viver com a professora Nade o dilema de fazer escolhas que nos colocam numa saia justa ou no olho do furacão.  No limite do ridículo, do absurdo, o que pode até remeter ao humor.  Mas, não, é um drama e dos mais fortes.

A vida da professora é de penúria, muito digna, mas muito pobre.  O salário não dá para nada.  O jeito é tentar ganhar um dinheiro extra, fazendo traduções.  Mas, e se esse pagamento que se arrasta acabar não vindo, como viver, como pagar as contas?  É isso que está na base do drama da educadora. É, a vida dos professores na Bulgária não é mole, não.  Falta valorização, respeito, pagamento digno.  Ainda bem que é só na Bulgária, não é mesmo?




“A Lição” tem em Margita Gosheva uma grande atriz e um elenco de atores profissionais e amadores que convencem ao viver essa trama desafiadora dos comportamentos morais.

O filme pretende ser o primeiro de uma trilogia que se espelha no que os jornais noticiam e desenvolve uma história a partir disso; o segundo já está a caminho. “A Lição” tem sido exibido em muitos festivais mundo afora, já tendo conquistado prêmios em San Sebastian e nos festivais internacionais do Equador, do Thessaloniki, de Tóquio, de Gotemburgo, de Sofia e de Luxemburgo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário