quinta-feira, 3 de abril de 2014

PARA VER CINEMA ANTES DA COPA


Antonio Carlos Egypto

Eventos culturais em São Paulo é o que nunca falta.  Em especial, os cinematográficos, que se sucedem nos mais diversos espaços – da Cinemateca Brasileira ao Centro Cultural Banco do Brasil ou ao Museu da Imagem e do Som, Centro Cultural São Paulo, nas unidades do SESC, além de cinemas que promovem mostras, como o Reserva Cultural e as salas do shopping Frei Caneca, entre outros.

Com a aproximação da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, que deverá atrair todas as atenções, o calendário cultural fica comprimido e as coisas se encavalam.  É o caso de dois importantes festivais que já estão ocorrendo simultaneamente: o 19º. Festival Internacional de Documentários “É Tudo Verdade” e o 40º. Festival SESC Melhores Filmes.




No “É Tudo Verdade”, que acontece simultaneamente também no Rio de Janeiro, estão previstos 77 títulos, vindos de 26 países, sendo 19 deles fazendo sua première mundial, entre longas e curtas-metragens.  E duas retrospectivas importantes: a dos documentários do diretor japonês Shohei Imamura, muito conhecido pelo seu trabalho ficcional, e os da diretora brasileira Helena Solberg.  Tudo em sessões gratuitas até 13 de abril, em São Paulo e Rio.  Depois, o Festival vai a Campinas, Brasília e Belo Horizonte.





O Festival Melhores Filmes do Cinesesc chega aos 40 anos, mantendo o espírito de apresentar o que foram os destaques do cinema no ano anterior (2013) pela votação da crítica e do público.  Será possível ver e rever ao longo de todo o mês de abril o que de melhor se produziu no Brasil e em todo o mundo.

Quem não viu os brasileiros “O Som Ao Redor”, “Tatuagem”, “Repare Bem”, “Hoje”, “Flores Raras”, “Abismo Prateado”, “Faroeste Caboclo”, “Elena” e outros mais, tem agora nova chance.  E quem perdeu filmes estrangeiros do gabarito de “Era Uma Vez na Anatólia”, “Além das Montanhas”, “Amor”, “O Estranho Caso de Angélica”, “Pais e Filhos”, “Um Toque de Pecado”, “La Jaula de Oro”, “Las Acácias” ou “Caverna dos Sonhos Esquecidos”, vale a pena correr atrás do prejuízo e vê-los na excelente qualidade de imagem e som do Cinesesc, a preços acessíveis.  Quem tiver tempo e disposição para ver 15 filmes, pode adquirir o passaporte para o festival, o que barateia ainda mais os custos de cada sessão. O SESC levará o festival para todas as suas sedes no litoral e interior de São Paulo contemplando mais doze cidades.  

Logo a seguir, virá o Festival Varilux de Cinema Francês, em vários cinemas, e a retrospectiva “Tão Longe, Tão Perto – O Cinema Canadense”, no Centro Cultural Banco do Brasil.  E, certamente, ainda haverá espaço para mais mostras de cinema antes de a Copa chegar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário