segunda-feira, 11 de junho de 2012

Madagascar 3 - Os Procurados


Tatiana Babadobulos

Madagascar 3 - Os Procurados. (Madagascar 3: Europe's Most Wanted). Estados Unidos, 2012. Direção: Eric Darnell e Tom McGrath. Roteiro: Eric Darnell e Noah Baumbach. Com vozes de: Ben Stiller, Jada Pinkett Smith, Chris Rock, David Schwimmer. 85 minutos

“Madagascar”, “Madagascar 2 – A Grande Escapada” e, agora, quatro anos depois, estreia nos cinemas brasileiros “Madagascar 3 – Os Procurados” (“Madagascar 3: Europe's Most Wanted”). Embora nos formatos 35 mm e 3D, prefira a tridimensional, que é uma das mais engraçadas e cuja tecnologia funciona e diverte o espectador.

Desta vez, o leão Alex (com voz de Ben Stiller, na versão original), a zebra Marty (Chris Rock), a hipopótama Gloria (Jada Pinkett Smith e Heloisa Périssé, na versão brasileira) e a girafa Melman (David Schwimmer) estão em plena selva africana, mas decidem que querem voltar pra casa, ou seja, para o zoológico do Central Park, em Nova York. A questão é que eles precisam encontrar os pinguins (aqueles do mal e engraçadíssimos), que estão apostando dinheiro no cassino em Monte Carlo.

Da África para a Europa e depois para a América. Este será o caminho dos animais e, durante todo o trajeto, eles vão arrumar confusão, fazer arruaça pelas ruas de Mônaco com a agente de controle de animais francesa, Chantel DuBois (Frances McDormand). A policial está em território francês, mas não fala o idioma de Molière. No filme, ela fala inglês com sotaque francês. Talvez seja uma falha, mas, ao mesmo tempo, era de se esperar, uma vez que trata-se de um filme produzido nos Estados Unidos, cujo povo prefere filmes sem legendas. O mesmo pôde ser observado em “Ratatouille”, por exemplo, longa que se passa em Paris, mas os personagens conversam sempre no idioma de Shakespeare.



A personagem também é engraçadíssima e tem um quê de Cruela (a vilã de “101 Dálmatas”) misturada com Edith Piaf, já que ela interpreta uma música da cantora francesa.

Em Mônaco, os animais se juntam a um circo e a outros animais na Itália - uma maneira de conseguirem carona de volta para Nova York.

As piadas rolam soltas o tempo inteiro. Em uma determinada cena, a zebra, que está no banco do passageiro do carro enquanto os pinguins se revezam na direção e acelerador, é convocada a dirigir. Mas alerta: “Sou de Nova York, e não sei dirigir!” Os pinguins também soltam as suas piadas, e acaba sendo meio que o alter ego do espectador, quando diz, durante um dos clipes musicais, que a “boa notícia é que não falta muito para acabar a música”. Esses clipes são sempre inseridos nos filmes infantis para agradar principalmente as crianças, uma tradição que começou com os longas-metragens de Walt Disney e permanece até hoje.



Além dos pinguins, o rei Julian, o lêmure, é muito divertido! É quando ele está em cena que a trilha sonora se torna pop e empolgante, com hits do momento. Por falar em hit, aquele que se tornou símbolo do filme (“I like to move it” ou “Eu me remexo muito”, em português) só é lembrado no final, quando os créditos começam a subir.

A fita novamente é dirigida pela dupla Eric Darnell e Tom McGrath, escrita por Eric e Noah Baumbach, e produzida pela DreamWorks SKG, estúdio dos sócios Steven Spielberg, Jeffrey Katzenberg (ex-chairman da Disney) e David Geffen.

Assim como os longas do gênero, “Madagascar 3” traz inovações em tecnologia de produção, visual com desenhos que rementem, de fato, às locações originais, de projeção (3D de verdade!), mas sem se esquecer de contar uma boa história, com personagens divertidos, psicologicamente bem estruturados e bem feitos. Um filme engraçado, que encanta a plateia e traz novidades para a história, já que outros personagens são inseridos na trama, de modo a acrescentar emoção, além de tornar a história inédita, ainda que os protagonistas tenham vindo do primeiro filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário