segunda-feira, 18 de março de 2024

O PRIMEIRO DIA DA MINHA VIDA

        

 Antonio Carlos Egypto

 


 

O PRIMEIRO DIA DA MINHA VIDA (Il Primo Giorno Della Mia Vita).  Itália, 2023.  Direção: Paolo Genovese.  Elenco: Toni Servillo, Valerio Mastandrea, Marguerita Buy, Sara Serraiocco, Gabriele Cristini.  121 min.

 

É raro que o autor de um romance se torne também o diretor do filme que adapta o texto literário.  Essa é uma das características de “O Primeiro Dia da Minha Vida”, de Paolo Genovese. 

 

Há muitas outras especificidades no filme, que parte de uma questão que nos ocupa ao longo de toda a vida.  O que acontece após a morte?  Esse assunto é, geralmente, muito explorado pela filosofia e pelas religiões.  Frequentemente, envolve questões morais e a expectativa por uma imortalidade.  O trabalho de Paolo Genovese não vai por aí.  Trilha um caminho mais original sobre o tema.  Mais leve, também, mas não se trata exatamente de uma comédia.  É uma fantasia que nos leva a uma reflexão bastante interessante sobre a vida e a forma como lidamos com seus desígnios e suas agruras.  Por exemplo, quem nunca pensou em como segue o mundo quando eu não estiver mais aqui?  Se faz alguma diferença a minha ausência?

 

Após um suicídio, o que vem em seguida?  Quero dizer, imediatamente após, na primeira semana que se segue ao fato.  Em primeiro lugar, encarar o que se fez e o que motivou o ato.  Buscar uma reparação seria algo possível?  Imaginemos que sim e o processo dessa semana seja conduzido por um homem misterioso, uma figura misteriosa, que não é Deus, nem demônio, nem anjo, nada disso.  No entanto, tem um papel fundamental nesse momento. 




Diante de quatro suicídios ocorridos na noite anterior, o condutor do processo vai reunir um comunicador famoso, da área de motivação, uma atleta jovem, vice-campeã na ginástica de competição, que por uma queda acaba numa cadeira de rodas, uma mulher madura, inconsolável com a morte da filha e um menino de 12 anos, diabético, que comeu 40 donuts intencionalmente e não tomou sua insulina habitual.

 

Toni Servillo faz o homem misterioso de uma forma contida, como convém ao personagem.  E explora bem o inusitado da figura.  Napoleone, o motivador desmotivado com a própria vida, papel de Valerio Mastandrea, exige dele uma ambiguidade constante e uma rejeição à situação em que está.  Que é central para a trama. 

 

Marguerita Buy, no papel de Arianna, explora muito bem o lado materno e acolhedor, mesmo em contexto tão angustiado e desesperador.  Sara Serraiocco, a atleta Emilia, compõe um papel que nos remete à vida em suspenso, com muita clareza.  E o jovem Danielle, de 12 anos, vivido por Gabriele Cristini, compõe o quarteto dos suicidas com alguma leveza e até toques de humor, em meio à circunstância trágica de rejeição de pai e mãe.

 

Acompanha-se o filme com muito interesse, porque é um modo novo de abordar o assunto.  E porque a armadilha do moralismo e da literatura de autoajuda está bem perto, mas não triunfa.  Afinal, é sempre possível olhar os assuntos triviais por outra ótica, buscando um novo ângulo, desviando do que não interessa tratar.  Ainda bem.  Ponto para o romancista cineasta.



 

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