quarta-feira, 26 de junho de 2019

CYRANO, MON AMOUR

Antonio Carlos Egypto






CYRANO, MON AMOUR (Edmond).  França, 2018.  Direção e roteiro: Alexis Michalik.  Com Thomas Solivérès, Olivier Gourmet, Mathilde Seigner, Tom Leeb, Lucie Boujenah.  105 min.


Cyrano de Bergerac é a mais importante peça do teatro francês.  Sua primeira encenação data de 1897 e, desde então, já foi vista nos palcos milhares de vezes.  É um sucesso que teve início no século XIX e permanece no século XXI.  Seu autor, Edmond Rostand (1868-1918), a escreveu toda em versos e tinha menos de 30 anos quando a completou, em meio aos ensaios da primeira encenação.

Dezenas de filmes também foram feitos com base na peça.  Quem for ver “Cyrano, Mon Amour” não se apresse em sair do cinema, uma cena de cada um desses filmes é exibida, e identificada, junto com os créditos finais.

O filme “Cyrano, Mon Amour” é uma homenagem a Rostand, tanto que no original o filme se chama apenas “Edmond”. De qualquer modo, o centro da história é o processo de criação e concretização da peça de maior sucesso de todos os tempos na França e também muitíssimo apreciada em todo o mundo.  Claro, o Cyrano de Bergerac.




O diretor, roteirista e também ator, Alexis Michalik, é ainda o autor da peça teatral que ele escreveu e montou com sucesso nos palcos franceses e que veio a se tornar o filme “Cyrano, Mon Amour”, seu primeiro longa, porém, um trabalho já sólido e maduro.  Ele passou anos estudando o Cyrano de Bergerac, escreveu a peça que conta o processo de criação a partir do autor Edmond Rostand e, finalmente, realizou o filme, já dominando sua própria peça inteiramente e conhecendo fala por fala.  O trabalho tem ritmo, não perde o gás, se passa em grande parte no teatro, mas é tão cinematográfico quanto é teatral.  Na verdade, é também uma bela homenagem ao fazer teatral.

O filme é metalinguístico, é sobre os percalços, dificuldades e prazeres da criação à execução do espetáculo.  Cria-se uma narrativa essencialmente cômica, a partir desse difícil processo, que tem lances dramáticos.  E tudo se passa como filme de época.  No contexto histórico do fim do século XIX.  Um período que testemunhou o nascimento do cinema com os irmãos Lumiére, o que é mostrado, dois anos antes da estreia do Cyrano.  Os primeiros carros, o início da aviação, a popularização da eletricidade, um período eufórico de avanços tecnológicos e artísticos.




Entre os personagens que entram na história de Edmond e seu  Cyrano  estão George Feydeau (1862-1921), papel vivido pelo diretor Alexis Michalik, Sarah Bernardt (1844-1923), vivida por Clémentine Célarsé, e Constant Coquelin (1841-1909), o ator que interpretou Cyrano pela primeira vez no palco, vivido com maestria no filme por Olivier Gourmet.  No papel de Edmond, o jovem e talentoso Thomas Solivérès protagoniza com brilho o seu personagem.  E tem ainda Mathilde Seigner, como Maria Legaut, e Lucie Boujenah, como Jeanne, as intérpretes de Roxanne, e Tom Leeb, como Léo, todos muito bem.

As locações em Praga, na República Tcheca, procuram recriar o clima e os ambientes da Paris daquele período.  O que os figurinos, adereços, penteados, perucas, maquiagem, se encarregam de completar com sucesso.

Uma comédia inteligente, que trata de um tema cultural relevante, especialmente para a França, mas não só para ela, que diverte, informando, e não deixa de oferecer sua quota de dramaticidade e romantismo.  O filme foi visto por mais de 500 mil pessoas na França, foi bem recebido por aqui, na recente estreia do Festival Varilux do Cinema Francês e tem tudo para agradar ao público, pois oferece bom divertimento com qualidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário