terça-feira, 28 de maio de 2019

ROCKETMAN

Antonio Carlos Egypto




ROCKETMAN (Rocketman).  Inglaterra, 2018.  Direção: Dexter Fletcher.  Com Targon Egerton, Jamie Bell, Richard Madden, John Reid, Brice Dallas Howard, Sheila Farebrothe.  121 min.


O garoto Reginald Dwight (ou Reggie) tinha muitos problemas afetivos em família.  Um pai incapaz de abraçar e elogiar.  Uma mãe complicada e infiel.  Brigas em casa, posterior separação.  O elemento salvador seria a avó, que sempre pensou nele e o colocou para a frente, ajudando-o a vencer a timidez que seu corpo, algo rechonchudo, só complicava.  No entanto, esse garoto tinha ouvido absoluto, uma capacidade de captar e reproduzir instantaneamente as músicas, que logo descobriu como fazer no piano de casa.  Pô-lo para estudar música foi lapidar um diamante bruto.

Foi a partir daí, do encontro de um parceiro e de uma descoberta pessoal de como se libertar das amarras convencionais e lidar com a homossexualidade, que surgiu um grande astro pop: Elton John.  Uma virada impressionante, uma explosão no palco, a partir de um figurino excessivo, exagerado, muita fantasia e imaginação levaram o músico, cantor e compositor, de imenso talento, a um sucesso internacional retumbante.  Tudo muito turbinado. 

Quando uma trajetória assim se constrói, também cobra seu preço.  Geralmente alto.  A dependência de álcool, cocaína e outras drogas, de sexo, do próprio sucesso e da exposição pública.  Passando, ainda, pela aprendizagem em gerenciar e colocar limites na própria loucura em que se converte uma carreira tão vertiginosa.

Tudo isso está claramente contemplado no ótimo musical biográfico “Rocketman”, que leva o título de um de seus maiores sucessos musicais.  O trabalho cinematográfico de Dexter Fletcher faz jus à importância do astro e, sobretudo, à sua criação artística.  Targon Egerton vive Elton John de forma visceral, entregando-se plenamente ao papel e com perfornances  empolgantes.  E o que é melhor, cantando muito bem o repertório de Elton.  Com tanta música boa, acompanhada também de danças bem coreografadas e vozes complementares, o musical se enche de brilho e tende a conquistar o público.




Segundo o próprio biografado, o filme mostra os baixos bem baixos e os altos, bem altos e era assim mesmo que ele queria.  De fato, “Rocketman” passa longe de um produto chapa branca ou falseado.  Permite-se a fantasia, propõe-se épico, mas isso faz um retrato coerente e apropriado da figura de Elton John.

É da batalha dos anos de formação, progresso e comprometimento com as adições, não só das drogas, mas de tudo o mais, que trata a trama.  O sucesso já está todo lá, mas a decadência pessoal também.

Curiosamente, grandes contribuições de Elton John em questões como a prevenção da Aids, a oficialização do casamento gay e a adoção de crianças por casais homossexuais, só são citadas nos créditos finais.  Assim como o fato de que ele está há 28 anos sóbrio.  O título de Sir  que lhe foi outorgado pela rainha da Inglaterra, nem é lembrado, só o fato de que ela gosta de sua música é mencionado.  Até os lances da moda já encontraram caminhos mais equilibrados, não diria discretos, claro, mas um pouco mais suaves.  Maturidade, velhice?  A música de Elton John empolga, como sempre, sua presença no palco é muito forte.  Já há, no entanto, muito a comemorar e rememorar, talvez ressignificar. 

“Rocketman” cumpre bem esse objetivo, ao focalizar Elton John com realismo e profundo respeito á sua música e à sua trajetória artística e de ídolo pop.

----------------------------------------------

O CINEMA BRASILEIRO BRILHA EM CANNES

Parabéns a Karim Aïnouz pelo prêmio principal da Mostra “Um Certo Olhar” para A VIDA INVISÍVEL DE EURÍDICE GUSMÃO e para Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, que dirigiram BACURAU e levaram o prêmio do Júri. O Festival de Cannes reconhece a qualidade do cinema brasileiro num momento infeliz, em que o atual governo desvaloriza e tenta controlar a cultura e impõe cortes de verbas, que podem dificultar muito ou mesmo inviabilizar a produção cinematográfica autoral nacional, que vinha a todo vapor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário