terça-feira, 30 de janeiro de 2018

ARTISTA DO DESASTRE


Antonio Carlos Egypto





ARTISTA DO DESASTRE (The Disaster Artist).  Estados Unidos, 2017.  Direção: James Franco.  Com James Franco, Dave Franco, Seth Rogen, Alison Brie.  104 min.



Você já esteve numa sessão de cinema em que o filme, pretendendo lhe mostrar um drama ou aventura, era tão mal feito, estranho, improvável, mal interpretado, que a plateia se põe a rir e, a partir daí, tudo vira comédia?  É uma experiência irritante, mas, ao mesmo tempo, muito divertida.  E compartilhada!

Há filmes assim, um deles deve ter sido “The Room”, de 2003, dirigido por Tommy Wiseau, que é objeto de “Artista do Desastre”.  Um filme que, de tão ruim, se tornou   cult.  E é visto até hoje em sessões malditas no cinema.  As pessoas até listam motivos para assistir ao pior filme de todos os tempos.  A história real dele comporta muitas dúvidas e variações.  Difícil saber como foi mesmo que o tal filme surgiu e se concretizou.

Seja como for, o modo como James Franco representa Tommy Wiseau é estranho e engraçado.  Valeu-lhe o Globo de Ouro como ator de comédia.  Em “Artista do Desastre”, Tommy é mostrado como uma figura absolutamente histérica, sem noção ou limites, sem equilíbrio nem respeito pela privacidade alheia.  E também sem talento.  Mas com dinheiro.  Pelo jeito, muito dinheiro.  Herança milionária?   Não fica claro.




O fato é que Tommy se põe a custear o próprio filme, sem noção do que é dirigir, mas contando com um aspirante a ator, de quem se torna amigo e mantenedor: Greg Sestero (Dave Franco).  Do livro que Greg escreveu é que surgiu a história contada no filme.  Ou seja, ele teria contado o que viveu e como fez “The Room”, como ator e principal colaborador do cineasta sem noção.  Foi pelo roteiro adaptado desse livro que “Artista do Desastre” conseguiu sua única indicação ao Oscar 2018.

A forma como James Franco dirige o filme enfatiza como um desastre de imensas proporções, com muito dinheiro torrado, sobrevive por milagre.  Ou seja, pela capacidade que temos de nos divertir com o que é aberrante, mal feito, ruim.  Diante do desastre, melhor relaxar e gozar.  Desse modo, surge uma comédia sobre esse curioso produto, que é bem divertida.


Já nos créditos finais, são mostradas cenas originais do “The Room”, em paralelo a suas recriações em “Artista do Desastre”.  A similaridade é impressionante!



Um comentário:

  1. Foi uma grande produção de James Franco. A história foi divertida para mim e a performance de Dave Franco foi uma das melhores. Ele é um ótimo ator e muito talentoso para fazer dublagem. Em Lego Ninja Go, ele fez um ótimo trabalho. Sempre fui fã do filmes para crianças, eu gosto por que em cada produção procuram incluir uma mensagem e não somente para os pequenos, pois podemos aprender muito destas produções e nos divertir ao mesmo tempo. Juro que vale muito a pena ver, por que apesar de que é uma historia feita completamente para crianças, sente que esta muito bem adequada para que qualquer membro da família possa ver e ficar encantado com a história.

    ResponderExcluir