segunda-feira, 15 de outubro de 2012

MOONRISE KINGDOM


Antonio Carlos Egypto





MOONRISE KINGDOM.  Estados Unidos, 2011.  Direção: Wes Anderson.  Com Bruce Willis, Edward Norton, Bill Murray, Frances Mc Dormand, Tilda Swinton.  94 min.

Tudo se passa num acampamento de escoteiros, com seus uniformes característicos, suas regras bem intencionadas, mas rígidas e o desenvolvimento das habilidades para conviver com a natureza e sobreviver nela.  Tudo um tanto surreal, um pouco fora do tempo, para produzir um estranhamento constante.  Tudo bem esquisito, infantilizado, e, consequentemente, engraçado.

“Moonrise Kingdom”, assim mesmo, sem título em português, é o novo filme de Wes Anderson, o diretor das situações surreais extraídas de um cotidiano banal.  Era assim em “Os Excêntricos Tenenbaums”, de 2001, ou “Viagem a Darjeeling”, de 2007.  Ele nos leva a uma ambientação curiosa, diferente, que, no entanto, nos parece muito familiar.  Algo como a loucura do conhecido, que a gente desconhece.




O clima do filme é sensacional, tudo tão organizado que, é óbvio, tudo está fora do lugar.  No ambiente infantilizado, caberá às crianças viver experiências de adulto.  Isso acontecerá com o casalzinho de 12 anos de idade, que fugirá de casa ou do acampamento para viver uma inusitada fantasia amorosa.  Claro, recheada de aventuras perigosas.  Afinal, escoteiros existem para se embrenhar pelo mato e mostrar que são capazes de sobreviver.  Não é assim?

Mas se crianças querem ter sua própria vida, os adultos são apegados a seus códigos, incapazes de compreender o que se passa bem diante de seu nariz. Esse imbróglio acaba produzindo um ótimo filme, que faz da brincadeira uma oportunidade para revelar a nós mesmos o imponderável da vida cotidiana mais corriqueira.  Sabemos muito pouco a respeito de quem está ao nosso lado, podemos ser surpreendidos em qualquer momento da vida e por parte de quem menos se espera.



Um elenco estelar sustenta essa brincadeira.  Edward Norton, sempre muito bom, monitor de acampamento, de calças curtas, está bem divertido.  Bruce Willis, Bill Murray, Tilda Swinton e Frances Mc Dormand são os outros adultos que participam da aventura e muito bem.  Mas o casal de crianças, Jared Gilman e Kara Hayward, é quem vai dar o tom da comédia.  E eles são também muito apropriados para o que lhes coube.


Nenhum comentário:

Postar um comentário