domingo, 8 de maio de 2011

AVES DE VERÃO

Antonio Carlos Egypto

AVES DE VERÃO (Sommervögel). Suíça, 2010. Direção: Paul Riniker. Com Sabine Timoteo, Roeland Wiesnekker, Anna Thalbach, Dorothée Müggler. 96 min.


Uma moça de 33 anos de idade, com problemas mentais, vive protegida pelos pais. Seu comportamento e a análise que faz dos fatos que vivencia são ingênuos, infantis. Mas ela procura viver sua vida e encontrar o afeto, o prazer e a felicidade, além de alcançar alguma autonomia, dentro de suas limitadas condições. Ela é Greta, vivida pela atriz Sabine Timoteo, uma criação muito convincente.

Ele é Res (Roeland Wiesnekker), ex-presidiário, em busca de sobrevivência – um emprego com que possa se sustentar – e recuperação do erro que cometeu. É motociclista e um cara habilidoso com máquinas e equipamentos.

Os dois personagens irão se encontrar num acampamento onde vivem pessoas que buscam uma vida tranquila e onde Res conseguirá uma ocupação, graças a uma antiga amiga. Greta também tentará ser útil em algum serviço por lá e como auxiliar eventual de sua irmã, dentista.

Uma trama centrada em dois personagens marginalizados que tentam se inserir socialmente, enquanto enfrentam toda sorte de empecilhos e dificuldades, ao mesmo tempo em que recebem solidariedade de algumas pessoas. E vão conviver um com o outro. O que pode resultar daí? Afeto, amizade, desejo, amor, conflito, crime?

Esse é o mote do filme “Aves de Verão”, premiado no principal evento de cinema da Suíça, na cidade de Solothurn. É o primeiro longa de ficção do diretor Paul Riniker, após trinta anos trabalhando como documentarista. Por sinal, o documentário é o gênero mais explorado por lá.

O cinema suíço ainda é muito pouco conhecido entre nós, daí a importância da oportunidade que se apresenta agora no 2º Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo, promovido pelo Consulado Geral da Suíça em São Paulo, o SESC e o Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo. De 13 a 22 de maio, serão apresentadas 13 produções inéditas do cinema helvético: 7 filmes de ficção e 6 documentários.

O filme de abertura no Cinesesc será esse “Aves de Verão”, que é um filme sensível sobre uma temática importante, como a inclusão de pessoas com problemas mentais, além de discutir o problema da recuperação e reinserção de ex-presidiários. Vale a pena conferir esse e outros títulos do cinema suíço atual. Afinal, apesar do comentário ferino de Orson Welles, nem só de chocolate e relógio cuco vive a Suíça, não é mesmo?

Um comentário:

  1. Muito bacana seu blog...

    Estou passando por aqui para convidar você para conhecer meu espaço.

    Quando puder, pesse por lá, vai ser um prazer ter sua companhia.

    www.tatidesignercake.blogspot.com

    ResponderExcluir