quinta-feira, 22 de abril de 2010

SONHOS ROUBADOS

Antonio Carlos Egypto


SONHOS ROUBADOS. Brasil, 2009. Direção: Sandra Werneck. Com Nanda Costa, Amanda Diniz, Kika Farias, Marieta Severo, Nelson Xavier e Daniel Dantas. 90 min.



Em “Sonhos Roubados”, a cineasta Sandra Werneck adentra o universo da prostituição feminina adolescente, por meio de três personagens com seus sonhos, expectativas, humores e dificuldades cotidianas.

Jessica (Nanda Costa), a personagem mais forte da história, convive com o avô Horácio (Nelson Xavier), cuida dele como pode, garantindo que ele tenha dinheiro para os remédios, por exemplo. Mas já engravidou e tem uma filha de quem ela não consegue dar conta. O pai da menina é um rapaz evangélico, dominado pela mãe, que não pode aceitar que sua neta seja cuidada por uma prostituta, de vida desregrada.

Enquanto enfrenta a parada dura de atender aos desejos dos homens, que frequentemente a maltratam, mas garantem o seu precário sustento, Jessica vai fazer programas na cadeia. Lá, acaba por encontrar um presidiário que a trata bem. Mas tudo é muito complicado para uma menina como ela, que ainda quer ter direito de se divertir, curtir sua juventude, e precisa manter a posse da filha.

Sabrina (Kika Farias) encontra num traficante da comunidade a chance de uma vida mais confortável, morando melhor, mas seus sonhos são idealizações. De onde pode vir uma vida de família, com casa arrumada e TV de plasma, com um homem que vive sumindo e apegado à sua arma ?. E que, é claro, não pensa, não quer e nem pode acomodar-se a uma rotina familiar. Mais uma roubada. Ou seja, mais um sonho roubado.

A mais jovem das meninas é Daiane (Amanda Diniz), aprendiz de prostituta, que vive com os tios, tem de tolerar abuso sexual em casa e que só deseja o impossível: que seu pai biológico, que tenta negar essa paternidade, se interesse por ela e a ajude a fazer a festa dos seus 15 anos.

São histórias consistentes, retratos de realidades femininas muito duras para se viver no auge da adolescência. Ou em qualquer outra época da vida. Mas adolescentes têm uma vitalidade enorme, como se sabe, não desistem facilmente, sonham muito, se divertem, apesar de tudo, brincam, sorriem. E o filme é muito feliz ao mostrar o drama sem carregar nas tintas, sem sonegar nada, mas trazendo alguma leveza, sempre que possível.

Tem até gente adulta que acredita que pode ajudar a mudar as coisas e faz o que pode para isso. O papel da cabeleireira Dolores, vivido por Marieta Severo, traz o toque de solidariedade e consciência de direitos que precisava mesmo existir naquela trama.

O elenco da fita dá conta do recado muito bem. Não apenas Nelson Xavier e Marieta Severo, que são muito talentosos, mas as três meninas que têm atuações convincentes. Nanda Costa é quem carrega o piano e se mostra competente para tal.

A diretora de “Cazuza, o tempo não para” e “Guerra dos Meninos”, entre outros relevantes trabalhos, se sai bem nessa nova empreitada. “Sonhos Roubados”, de Sandra Werneck, é um filme honesto, que merece ser visto e debatido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário