quinta-feira, 24 de abril de 2008

Cannes - está dada a largada

Tatiana Babadobulos

Muita gente havia dito (e noticiado) que o longa-metragem “Blindness”, de Fernando Meirelles (o mesmo de “Cidade de Deus”), integraria a disputa para a Palma de Ouro este ano em Cannes. No entanto, acaba de sair a lista oficial e o filme do brasileiro não está lá. Em compensação, na lista está “Linha de Passe”, de Walter Salles e Daniela Thomas.
Da América Latina, ainda estão os argentinos Pablo Trapero, com “Leonera”, e Lucrecia Martel, com “La Mujer sin Cabeza”.
Steven Soderbergh concorre pelos Estados Unidos com “The Argentine”, que traz Benicio Del Toro; do mesmo país, “The Changeling”, de Clint Eastwood. E também estão na lista da competição: “Adoration” (Atom Egoyan), “Waltz With Bashir” (Ari Folman), “La Frontière De L'aube” (Philippe Garrel), “Gomorra” (Matteo Garrone), “City” (Jia Zhangke), “Synecdoche, New York” (Charlie Kaufman), “My Magic” (Eric Khoo), “Serbis” (Brillante Mendoza), “Delta” (Kornel Mundruczo), “Il Divo” (Paolo Sorrentino), “The Palermo Shooting” (Wim Wenders); “Ceylan Üç Maymun” (Nuri Bilge), “Dardenne Le Silence De Lorna” (Jean-Pierre et Luc Dardenne) e “Desplechin Un Conte De Noël” (Arnaud Desplechin).

Fora da competição, Woody Allen leva sua mais nova produção , “Vicky Cristina Barcelona”. No ano passado ele apresentou “Um Sonho de Cassandra”, que estréia dia 1º de maio aqui. (Será que teremos de esperar um ano pra ver seu filme?)
Também serão exibidos, fora da competição, “Indiana Jones - A Caveira de Cristal” e a animação da DreamWorks, “Kung Fu Panda”. Se não me engano, no ano passado os estúdios exibiram “Bee Movie - A História de uma Abelha” – a contar do filme de 2007, tenho pra mim que este também será uma bomba!
“A Festa da Menina Morta”, longa de estréia do brasileiro Matheus Nachtergaele, vai para a Un Certain Regard, concorrendo à Caméra d'Or, e “Maré”, depois de Berlim, terá outra exibição em Cannes.
Pensando que na disputa do ano passado estavam os longas “Um Beijo Roubado”, do chinês Wong Kar Wai, e “4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias”, do romeno Cristian Mungiu, tenho a impressão que virão outros bons filmes por aí! ;)
A 61ª edição do Festival de Cannes acontece de 14 a 25 de maio -- ah, se eu pudesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário