quarta-feira, 27 de outubro de 2021

DESTAQUES DA # 45 MOSTRA

 Antonio Carlos Egypto

 

 

O Compromisso de Hasan


O COMPROMISSO DE HASAN é o novo trabalho do grande diretor turco Semih Kaplanoglu, de “Um Doce Olhar”, “Ovo”, “Leite” e “Grão”, todos ótimos filmes.  Aqui, o universo rural e de natureza é registrado por uma fotografia com cores vibrantes, sem exageros, que ressalta uma vez mais a exuberante beleza do lugar e das paisagens turcas.  A história relatada explora um dilema moral, em que está envolvido Hasan, quando uma rede de transmissão elétrica, com grandes transformadores, está para ser implantada no meio do terreno onde ele ganha a vida como agricultor.  As atitudes que ele tomará a partir daí vão colocar em xeque sua visão do mundo, seus valores muçulmanos e, claro, a sua própria consciência, antes de tudo.  Há coisas que são capazes de transformar uma vida, certos desafios tocam fundo no psiquismo humano.  Belíssimo filme, que tem no elenco Umut Karadag, Filiz Bozok, Gökhan Azlag, Ayse Günyüz.  147 min.

 

Já que estou falando da Turquia, registro também um ótimo trabalho de um novo diretor, Erkan Yazici.  Em seu primeiro longa, TERRA DISTANTE, a trama vai à costa do mar Negro, em 1925, quando ocorria uma troca de cidadãos entre a Turquia e a Grécia, por um acordo entre os dois países.  Nessa troca, um menino que se perde da família, que embarcou sem ele, e um oficial turco que está degredado se encontram isolados numa ilha.  Têm de conviver entre si enquanto não vem o barco que resgatará o menino.  Um confronto, mesclado por uma relação simbolicamente paterna, dá origem a um filme muito interessante e bem realizado.  No elenco, Haydar Sisman, Abdurrah Gonian, Orkun Serialoglu.  93 min.

 

A NOITE DO FOGO, do México, da diretora Tatiana Huenzo, em seu primeiro longa, é uma das pérolas dessa edição da Mostra.  O filme retrata uma aldeia numa paisagem montanhosa em que seus habitantes, especialmente as mulheres, estão oprimidos entre os traficantes, para quem trabalham no cultivo da papoula, e da polícia, por quem são extorquidos.  Até o professor da pequena escola da aldeia, que veio de fora, não consegue trabalhar porque tem de pagar para isso.  A questão feminina aqui se destaca, já que a prática de sequestro de meninas e, principalmente, de mulheres jovens, as obriga a viverem se escondendo em esconderijos subterrâneos, usando cortes de cabelo masculinos e muitos outros cuidados.  Todas estão em perigo na iminência de terem de sumir às pressas dali.  O filme consegue explorar bem o medo e a expectativa que estão sempre no ar, valendo-se de locações atraentes que o embelezam, um respiro para a tragédia que exibe.  No elenco Ana Cristina Ordóñez Gonzáles, Marya Membreho, Mayra Batalla.  110 min.

 

Roda do Destino

Do Japão vem um dos melhores filmes da Mostra 45, RODA DO DESTINO (A Guzen to Sozo), de Ryusuke Hamaguchi (de “Asako I e II”).  Composto por três histórias distintas, que envolvem a vida de mulheres em encontros em que a complexidade das relações humanas e amorosas é evidenciada.  Tudo acontece, aparentemente, por acaso.  Ou por obra do destino.  E se dá de uma forma poética, por meio da palavra.  É um filme de erotismo verbal.  O sexo valorizado pela linguagem literária, ou por expressivo relato de encontro amoroso.  Ou, ainda, pela memória do passado, que vem novamente à tona.  Numa das narrativas, predomina o triângulo amoroso que irrompe de modo inesperado, cheio de sensualidade.  Em outra, uma aluna tenta seduzir seu mestre, lendo em voz alta um trecho erótico do romance que ele escreveu.  E isso se dá de porta aberta.  Na última história, o encontro casual de duas mulheres acontece ao se reconhecerem cruzando uma escada rolante.  Uma longa e profunda conversa vai se dar quando uma vai à casa da outra e descobertas fundamentais virão daí.  Simplesmente encantador em sua aparente simplicidade.  E extremamente cativante e eficiente nas três diferentes situações, uma melhor do que a outra.  No elenco, Kotone Furukawa, Kiyoshiko Shibukawa, Katsuri Mori, Fusako Urabe.  121 min.

 

Também é importante destacar o curta-metragem, de 30 minutos, de Pedro Almodóvar, da Espanha, falado em inglês, pela primeira vez no caso do diretor: A VOZ HUMANA. A grande atriz britânica Tilda Swinton atuando sozinha, falando ao telefone com o ex-amante que a deixou, interagindo com o cachorro dele que ficou e às voltas com as malas dele, ou numa cena rápida, comprando um machado numa loja.  Ela dá um banho de interpretação nesse pequeno filme que adapta livremente a peça homônima de Jean Cocteau (1889-1963). Toque de mestre, como de costume.

@mostrasp

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