sábado, 13 de abril de 2019

DOCUMENTÁRIOS NACIONAIS


Antonio Carlos Egypto

Como eu já esperava, a 24ª. edição do Festival “É Tudo Verdade”, em 2019, tem apresentado uma leva de documentários nacionais muito atraente.  Essa é uma área em que o cinema brasileiro tem mostrado muita competência e sintonia com o nosso tempo e com a nossa cultura, avançando sempre.

Dos 7 documentários que vi nessa edição, 5 em competição e 2, em programação especial de lançamento, gostei de todos.  O que mais me empolgou tem a ver com preferências artísticas pessoais e com marcas que vêm da infância: DORIVAL CAYMMI – UM HOMEM DE AFETOS, de Daniela Broitman.  Basta dizer que “Maracangalha” foi talvez a música mais importante da minha infância.  Desde antes de a bossa nova surgir e me arrebatar, eu já me encantava com o talento do velho Dorival, um dos poucos a quem se pode chamar de gênio, sem qualquer exagero.  Ele, Villa-Lobos, Tom Jobim, Pixinguinha, para falar só dos que já se foram.  E o filme emociona porque traz a figura humana de Caymmi, marcada por seus afetos, como diz o título, exibindo também suas fraquezas e contradições.  Mas destacando o melhor, a sua música.  Uma entrevista inédita do compositor e cantor, gravada em 1998, é o fio condutor, mas lá estão também seus três filhos, Danilo, Dori e Nana, e ótimas falas, contribuições de Gilberto Gil e Caetano Veloso, para a compreensão da grande importância de Caymmi para a cultura brasileira.  90 minutos.


DORIVAL CAYMMI


Um outro belo trabalho fez o crítico  Ricardo Calil em CINE MARROCOS.  A partir do famoso e luxuoso cinema paulistano, que acabou abandonado e foi ocupado num determinado período pelo pessoal do Movimento Social dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), ele introduz a arte, que era a própria razão de ser do prédio.  Resgata projeções de filmes antigos e oficinas de representação, estimuladas pelas sequências cinematográficas, enquanto, a partir dos integrantes da ação, nos mostra o que é e como funciona a ocupação, para além dos preconceitos habituais.  Dos 25 membros iniciais até chegar aos 3 mil que moravam lá, quando da desocupação, há toda uma história que é possível conceber, a partir do documentário, de apenas 76 minutos.

Belíssimo também é NIÈDE, o documentário sobre a arqueóloga brasileira Niède Guidon, responsável pela revelação das pinturas rupestres do sul do Piauí, que deram origem a um parque importantíssimo e a pesquisas que contestam teorias sobre a chegada do homem à América.  As pinturas, de exuberante beleza e complexidade, jogam por terra ideias de um primitivismo simplório que teria havido por aqui, em contraste com o que se via na Europa.  E muitas perguntas ainda estão no ar.  O documentário de Tiago Tambelli só peca pelo excesso de tempo.  Uma edição um pouco mais enxuta do que os 135 minutos apresentados valorizaria ainda mais o trabalho realizado, evitando repetições.


NIÈDE


O documentário RUMO, combinando entrevistas, animações e imagens de arquivo, conta a história do criativo e inovador grupo Rumo, que reuniu integrantes como Paulo e Luiz Tatit, Ná Ozzetti, Hélio Ziskind, Ákira Ueno e Zécarlos Ribeiro, e se destacou pela originalidade, especialmente na década de 1980.  Mas eles ainda estão por aí, celebrando essa história, resgatada pelo documentário de Flávio Frederico e Mariana Pamplona, de 77 minutos.

Ainda entre os documentários brasileiros em competição, vi SOLDADO ESTRANGEIRO, de José Joffily e Pedro Rossi, que focaliza três brasileiros que integram, ou integraram, exércitos estrangeiros.  Um, na França, outro, em Israel, e outro que é veterano nos Estados Unidos.  O que faz com que alguém vá participar de uma guerra que, a princípio, não lhe diz respeito?  Há questões pessoais muito interessantes, fantasias, frustrações, identificação ideológica.  O filme reforça uma visão antibélica.  83 minutos.

Fora de competição, gostei muito do trabalho de Lauro Escorel, FOTOGRAFAÇÃO, que aborda um pouco da história da fotografia e dos registros de imagens do Brasil, até chegar à profusão da fotografação digital dos nossos dias.  Uma imagem do nosso país que vai se constituindo e se modificando traduz a nossa identidade coletiva e nos mostra quem somos e a solidez do que somos.  76 minutos.

Vi, ainda, o filme MILÚ, de Tarso Araújo e Raphael Erichsen, sobre a figura de Milú Villela, da alta sociedade, que se reinventa num ativismo surpreendente, na educação, nas artes e na solidariedade filantrópica.  E mostra que seu trabalho tem peso e importância bem maior do que pode se supor à primeira vista.  Fez e faz diferença.  88 minutos.





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