domingo, 23 de setembro de 2018

O HERÓI E O RELÓGIO


Antonio Carlos Egypto




O RETORNO DO HERÓI (Le Retour du Herós).  França, 2018. Direção: Laurent Tirard.  Com Jean Dujardin, Mélanie Laurent, Noémie Merlant, Christophe Montenez.  92 min.


Um filme de época, comédia de aventura, como se fazia muito, antigamente.  Em que se veem belas roupas, indumentárias militares, locações atraentes, ambientes propícios a batalhas e duelos, romance e o que mais se pode esperar do gênero.  Estamos no começo do século XIX e o herói do título, na verdade, é um trapaceiro, farsante.  Papel que coube ao ator Jean Dujardin, que se notabilizou no filme “O Artista’, de Michel Hazanavicius, de 2011, em que levou o Oscar de melhor ator.  Ele empresta um charme ao papel, que acaba compensando pela simpatia o que falta ao caráter do personagem Capitão Neuville.

Sua parceira e contraponto nessa história é Elizabeth, papel de Mélanie Laurent.  Essa mulher é forte, decidida e chega a fazer um discurso pela igualdade de pagamentos entre homens e mulheres.  Visto em plena campanha presidencial atual soa engraçado.  Tem candidato com mentalidade que já não caberia no século XIX.  Imagine no XXI!

Claro que o filme “O Retorno do Herói” focaliza a época, mas se dirige ao presente.  Afinal, foi feito agora, tem de respirar seu momento de realização.

O diretor Laurent Tirard é o mesmo do competente “As Aventuras de Molière”, de 2007.  Fez também os infantis “O Pequeno Nicolau”, de 2009, e “As Férias do Pequeno Nicolau”, de 2014.  E, ainda, “Asterix e Obelix: A Serviço de Sua Majestade”, de 2012.  É um cineasta que sabe produzir diversão e entretenimento.





O MISTÉRIO DO RELÓGIO NA PAREDE (The House With a Clock in Its Walls).  Estados Unidos, 2018.  Direção: Eli Roth.  Com Jack Black, Cate Blanchett, Owen Vaccaro.  106 min.


“O Mistério do Relógio na Parede” é uma história infantojuvenil, de John Bellairs (1938-1991), que mistura magia, bruxaria, aventura e terror, de forma bem dosada, e, claro, cheia de efeitos especiais, que deve agradar a garotada.  Provavelmente, dará origem a uma série de filmes, já que ele é o primeiro volume de  As Aventuras de Lewis Barravelt.  Os outros títulos  são: Um Vulto na Escuridão  e  A Carta, a Bruxa e o Anel”.

O garoto Lewis (Owen Vaccaro), de 10 anos, perde os pais em um acidente e vai viver com o tio Jonathan (Jack Black) e a sra. Zimmermann, papel da ótima Cate Blanchett.  Sua vida se transforma desde o momento em que penetra na estranhíssima e empetecada mansão do tio mágico.  Relógios por todo lado e uma quantidade de apetrechos que se movimentam, com destaque para uma poltrona cheia de atividades, farão parte da rotina de Lewis, que mergulha encantado nesse universo.

Começa a aprender a praticar certos poderes.  Mas é aí que mora o perigo.  Até mortos podem levantar de seus túmulos e só com muita coragem e espírito de aventura para sobreviver a partir daí.



2 comentários:

  1. Adoro filmes de aventura. Eu gosto bastante do gênero. O último bom filme que vi foi Pedro Coelho, que é da Sony. Aqui: https://br.hbomax.tv/movie/TTL617492/Pedro-Coelho compartilho os horários de transmissão, pois é uma opção para ver com toda a família. Não duvidei desde que vi o trailer em que seria um excelente filme. Recomendo a todos que quiserem ver um filme divertido em familia.

    ResponderExcluir
  2. Adoro filmes de aventura. São incríveis. Mas queria sugerir um que atualmente o meu preferido é Pedro Coelho, uma das mais bem-feitas atualmente. Uma historia cheia de cenas que me encheram de gargalhadas e que me divertiram de tarde, daquele tipo de filme para ver com a família e que todos vão se encantar porque é uma história clássica e atemporal, que encanta a todos. Super recomendo

    ResponderExcluir