terça-feira, 9 de agosto de 2016

A VIAGEM DE MEU PAI


Antonio Carlos Egypto




A VIAGEM DE MEU PAI (Floride).  França, 2015.  Direção: Philippe Le Guay.  Com Jean Rochefort, Sandrine Kiberlain, Laurent Lucas, Anamaria Marinca.  110 min.



Akira Kurosawa (1910-1998) considerava que uma condição essencial para se ter um bom filme é se ter um bom personagem.  De fato, um personagem bem estruturado, psicologicamente consistente, inserido em seu contexto sociocultural e histórico, é capaz de envolver o público, cativá-lo, provocá-lo ou assustá-lo.  É meio caminho andado para que um filme funcione e atinja o espectador, razão de ser da produção cinematográfica, algumas vezes ignorada pelos realizadores.

O personagem Claude (Jean Rochefort), de “A Viagem de Meu Pai”, é uma dessas figuras que marcam presença com força e prendem a nossa atenção o tempo todo.  Impossível ficar indiferente a ele.



E quem é Claude?  Um homem na faixa dos 80 anos, que tem força, presença marcante, alta autoestima e, consequentemente, uma boa imagem de si mesmo e de suas capacidades e recursos.  Só que ele já está sofrendo do mal de Alzheimer, mas não se dá conta disso.  Ou prefere não ver que seus esquecimentos, as confusões que ele acaba provocando, as dificuldades que surgem no convívio com as pessoas, são consequência de um problema sério, de uma doença que atinge a mente, embora possa mantê-lo ativo e serelepe. 

O desgaste que sua filha sofre e demonstra, inclusive com a troca de cuidadoras que ele, de um lado, rejeita, de outro, se relaciona de um modo totalmente inconveniente, não é percebido como algo relacionado ao que ele faz.  Assim como as malandragens que o divertem são da ordem de um comportamento infantil, que ele não percebe como fora de lugar.




Enfim, o roteiro do diretor Philippe Le Guay e de Jérôme Tonnerre, com base em história de Florian Zeller, explora muito bem as características da doença de Alzheimer, se manifestando numa pessoa dinâmica, forte e divertida, muito difícil de abordar, controlar e restringir.  Tanto que, quando ele resolve fazer uma grande viagem, o fará, de um modo ou de outro.  No caso, o destino é a Flórida, onde supostamente vive sua outra filha, e que produz um suco de laranja inigualável.  Claude não aceita nenhum outro suco em seu lugar.

Para que o filme se complete, surpreenda ao final e faça valer a boa trama que construiu, aplica-se uma pegadinha na plateia.  Sem ela, não seria possível.  Não gosto desse recurso, apesar de reconhecer que funciona, no filme.  É, digamos, um mal menor que se pode tolerar.




A direção, numa abordagem clássica, consegue passar um clima de leveza e informação séria, que faz a gente refletir, se divertindo.  À semelhança de um outro trabalho anterior de Philippe Le Guay, “Pedalando com Moliére”, de 2013, o humor é o seu ponto forte.  Um humor inteligente, sofisticado.


Em “A Viagem de Meu Pai”, nada supera a construção do personagem.  É seu grande trunfo.  Claude é muito especial e vivido com enorme talento pelo ator Jean Rochefort.  Ele é brilhante, consegue uma atuação impecável, luminosa, que encanta.  A gente ri, se diverte, sofre com ele, torce por ele, admira sua determinação.  Rochefort constrói um personagem inesquecível, que vale o filme.


Nenhum comentário:

Postar um comentário