sábado, 9 de julho de 2016

JULIETA

  
Antonio Carlos Egypto




JULIETA (Julieta).  Espanha, 2016.  Direção e roteiro: Pedro Almodóvar.  Com Adriana Ugarte, Emma Suárez, Rossy de Palma, Daniel Grao, Imma Cuesta, Darío Grandinetti.  99 min.


O cineasta espanhol Pedro Almodóvar é um autor cinematográfico que tem um universo próprio, a marca registrada que o identifica junto ao público e à crítica.  Isso gera expectativas específicas e uma avaliação que, necessariamente, remete ao conjunto da obra.  Não importa tanto saber se o filme é bom ou não, mas se ele corresponde ao estilo almodovariano de filmar, se se pode reconhecer o diretor no trabalho apresentado.  Lembra um pouco a obsessão por encontrar a figura de Hitchcock em cada filme dele, já que ele fazia aparições rápidas em todos eles.

“Julieta”, o novo filme de Almodóvar, é uma produção muito bem cuidada, com excelente elenco, e que conta uma história com muita competência.  Seria um filme típico do diretor?  Seu estilo característico está lá?  Penso que sim, mas com restrições. 




Para começar, temos o mergulho no universo feminino.  As mulheres sempre foram os melhores personagens almodovarianos, extravasam seus conflitos e sua complexidade emocional, mantendo uma aura misteriosa e algo inacessível.  “Julieta” é um filme feminino até a medula.  A questão da maternidade com a perda e o distanciamento dos filhos, ou filhas, ocupa o centro da narrativa.  Tem também o não-dito, o não-trabalhado, a culpa, elementos que complicam ou inviabilizam as relações.

Estamos no terreno do melodrama, em que Almodóvar se move com absoluta naturalidade e com tranquilidade.  O drama é forte e complexo, como costuma ser nos filmes dele.  O que falta aqui é aquela boa dose de humor que nos faria apaixonar pelos personagens.  O distanciamento é maior e o estranhamento, menor.




Sim, faltam figuras claramente deslocadas, apartadas da sociedade.  Aquilo que os norte-americanos costumam caracterizar como loosers.  Não que não haja perdas – e muito fortes – em “Julieta”, mas elas se dão no campo da chamada normalidade, ou próximo dela.

Aqui, o trabalho de Pedro Almodóvar se faz a partir da adaptação de três contos da escritora canadense Alice Munro, não é como na maioria dos casos, em seus filmes, um roteiro original.  No entanto, o cineasta transforma os textos que adapta em situações almodovarianas com facilidade, como fez em “Carne Trêmula”, de 1977, e “A Pele que Habito”, de 2011.  Em “Julieta”, foi mais discreto, talvez mais fiel aos textos originais, não sei.

As cores fortes, berrantes, exageradas, que costumam marcar os filmes de Almodóvar, estão presentes, embora um pouco mais discretas.  Os elementos de cena, objetos, decoração, vestuário, estão mais contidos em “Julieta”.  De modo geral, as extravagâncias são bem menores do que de costume.  Talvez porque a sexualidade, que é seu tema permanente e recorrente, aqui se concentre na maternidade e na dor. 




Há que se destacar, ainda, que os conflitos são cercados por mistérios nunca claramente explicitados.  São mais sugeridos ou mencionados do que mostrados, como é o caso das amigas inseparáveis e do retiro espiritual que fanatizou Antía, a filha de Julieta, e transformou a vida dela e de todos à sua volta.  Há uma enormidade de coisas que ocorrem num trem em movimento, figuras que se movem fora dele, como um cervo e um homem.  Há a pesca e o mar, que são paisagem, morte e culpa. 

“Julieta” é um filme menos transgressor do que a maioria da produção almodovariana.  Nesse sentido, pode frustrar expectativas dos admiradores habituais do cineasta, que são muitos.  Mas admiradores, críticos ou detratores de Almodóvar, terão que reconhecer que, para além das expectativas, “Julieta” é um belo filme.



Nenhum comentário:

Postar um comentário