sexta-feira, 8 de junho de 2012

VIOLETA FOI PARA O CÉU

 Antonio Carlos Egypto

VIOLETA FOI PARA O CÉU (Violeta se Fue a los Cielos).  Chile, 2011.  Direção: Andrés Wood.  Com Francisca Gavilán, Cristián Quevedo, Thomas Durand, Luis Machin, Gabriela Aguilera.  110 min.

Violeta Parra (1917-1967) foi um dos maiores talentos da história da música chilena.  Ainda assim, poucos a conhecem no Brasil, na condição de compositora e intérprete de um tipo de música de fortes raízes na cultura popular e engajamento social e político inequívocos.  Seu lema era “criar a partir do que existe”, recriando a cultura tradicional chilena, ao produzir obras-primas musicais a partir desse material, geralmente esquecido.
Duas gravações brilhantes realizadas no Brasil, a partir de músicas dela, atestam isso facilmente.  Elis Regina, no show e disco “Falso Brilhante”, de 1976, gravou “Gracias a la Vida” de forma tão competente e exuberante que quem conhece não esquece.  Outra gravação marcante de música de Violeta Parra foi feita por Milton Nascimento, com a cantora argentina Mercedes Sosa, em “Volver a los 17”, no LP “Geraes”, também em 1976.  Quem conhece essas gravações, mesmo que não conheça mais nada sobre Violeta Parra, pode aquilatar a importância do seu trabalho.

“Violeta foi para o céu” é uma cinebiografia, um filme homenagem dedicado a ela,  realização do cineasta chileno Andrés Wood, o diretor de “Machuca”, um belo filme de 2004, que teve boa divulgação no Brasil.  O roteiro teve como base o livro homônimo de Ángel Parra, filho de Violeta e grande cantor e compositor, que sobreviveu à perseguição do regime de Pinochet e teve de viver no exílio.  A produção tem participação brasileira, por meio da Bossa Nova Films.
Se o trabalho musical de Violeta Parra é pouco identificado no Brasil, imagine a sua produção de artista plástica.  Além de cantora, autora, poetisa, ela foi também pintora, escultora, bordadeira e ceramista.  Em 1964, teve uma exposição de seus trabalhos no museu do Louvre, em Paris, a primeira latino-americana a conseguir esse espaço. O jornal “Le Figaro” publicou uma matéria, na época, com o título: “Leonardo Da Vinci terminou no Louvre, Violeta Parra começa nele”.

É evidente que Andrés Wood, ao filmar, e Ángel Parra, ao escrever o livro da vida de sua mãe, devem ter sido ambos motivados pela admiração à figura que ela foi.  Isso não impediu, no entanto, que, na trajetória relatada na película, viessem à tona as contradições, a inquietude e desespero da pessoa, sua volubilidade afetiva e um destemor e arrojo que se aproximavam da irresponsabilidade e geravam consequências sérias.
“Violeta foi para o céu” vai mostrando, por meio de cenas, que percorrem diferentes tempos e momentos da vida da artista, um ser complexo, apaixonado e comprometido com seu tempo e, sobretudo, com seu povo.  A figura de Violeta Parra emerge, se constrói, a partir de uma narrativa sem preocupação didática ou em estabelecer muitas informações solidamente.  E nós, brasileiros, que pouco a conhecemos, captamos perfeitamente a dimensão humana e artística dessa mulher.  Méritos do roteiro e da direção, mas também da intérprete de Violeta no filme, a atriz Francisca Gavilán, que, por sinal, se revela  também boa cantora.  A trilha sonora do filme é preciosa.

A película é inteiramente competente em delinear a figura humana e artística da homenageada.  Procura seguir os passos dela, ao apresentar a plateias de todo mundo a tradição musical chilena que emana do seu trabalho.
Há uma entrevista por meio da qual conhecemos a postura dela, ideias centrais que a moveram e sua expressão poética.  Veja só essa sugestão que ela faz a novos artistas, instada pelo entrevistador:
“Escreva como você gosta, use os ritmos que aparecerem, tente diferentes instrumentos, sente-se ao piano, destrua o que é linear, grite, ao invés de cantar, arrase na guitarra e toque a buzina.  Odeie matemática e ame redemoinhos. Criação é um pássaro sem um plano de voo, que nunca irá voar em linha reta”.
“Violeta foi para o céu” foi vencedor do Grande Prêmio do Júri Internacional do Cinema Mundial Dramático, no Sundance Film Festival, 2012.

Um comentário:

  1. A Francisca está impecável no papel de Violeta, porém acho que foi pouco explorado, o papel social da Violeta, seu lado marxista. O filme apenas mostrou a fragilidade da mulher em Violeta Parra, suas frustrações e decepções amorosas... Violeta é muito mais que isso!

    ResponderExcluir