sábado, 2 de junho de 2012

UM VERÃO ESCALDANTE

   Antonio Carlos Egypto


UM VERÃO ESCALDANTE (Un Été Brulânt).  França, 2011.  Direção: Phillippe Garrel.  Com Monica Bellucci, Louis Garrel, Céline Sallette, Jérôme Robart.  95 min.

Uma amizade que se constrói entre dois homens, o convívio deles e de suas mulheres num mesmo ambiente por um bom tempo, as rivalidades, os ciúmes, as inseguranças, a questão do casamento e de filhos e, é claro, as infidelidades que se revelam, são a matéria prima do novo filme de Phillippe Garrel: “Um Verão Escaldante”.  Até aí, nada de novo.  Tudo isso já foi fartamente abordado pelo cinema, em especial pelo cinema francês.
O que importa aqui é que estamos diante de um cineasta que acredita na imagem e mostra o que acontece, o que se passa com os sentimentos de cada personagem, faz enquadramentos magníficos, filma com rigor e delicadeza.
O filme pode não estar falando nada de novo, em matéria de relacionamentos humanos, principalmente amor e amizade.  Seus diálogos são simples, inteligentes e inventivos em alguns momentos, mas do cotidiano, sem grandes elaborações.  Soam verdadeiros, mas são triviais.  Não há, propriamente, uma trama.  O foco está nas pessoas, convivendo e enfrentando dificuldades, criando expectativas, sofrendo, se encantando, traindo e sendo traídas, como acontece na vida.  E uma amizade entre dois homens que parece resistir, incólume, a tudo.  Inabalável, mas também inexplicável.
Phillippe Garrel faz dessa matéria um filme requintado, bonito de se ver, de apreciar sua elegância e, principalmente, de acompanhar seu clima.  Está claro que não estou falando do verão do título, mas do clima que rola entre as pessoas e no ambiente.
Do convívio de dois casais numa temporada em uma bela casa em Roma, sem problemas financeiros, não se depreende um mergulho alienado do mundo.  Suas histórias e convicções pessoais nos remetem também ao período da Segunda Guerra Mundial, à resistência francesa, ao confronto então decisivo entre as ideologias do fascismo e do comunismo e o que elas podem ainda influir no comportamento dos jovens, na atualidade.  Isso é mostrado, aparece nos personagens, em seus diálogos.  Não para que algo se resolva, mas porque está lá, simplesmente.
“Um Verão Escaldante” é isso: uma beleza de filme, aparentemente sobre pouca coisa. Puro cinema. Aliás, está lá também o cinema dentro do cinema. Os personagens estão ligados profissionalmente à sétima arte. Isso dá margem a que se mostre uma filmagem e o incômodo que sente uma atriz sendo observada nos bastidores de sua atividade.

O começo do filme já traz uma bela e impactante sequência de um carro sendo dirigido por um jovem, percorrendo a estrada à noite.  A iluminação do caminho vai nos mostrando que o carro acelera, agora anda em alta velocidade e bate fortemente contra um obstáculo.  O som revela a intensidade do acidente.  Quem pode duvidar, a partir daí, que o que virá em seguida é bom cinema?
O quarteto principal de atores e atrizes é formado por Monica Bellucci, de múltiplos trabalhos no cinema italiano e mundial, Louis Garrel, ator em alta no cinema francês e filho do diretor, e por Céline Sallette e Jérôme Robert.  Todos estão bem nos papéis, embora o casal formado por Monica e Louis não convença muito.  A diferença de idade entre eles pesa.  Ele é muito jovem para ela, embora a figura de Monica siga sendo jovial.  O outro casal está mais equilibrado.  Jérôme Robert, bom ator, simpático, me pareceu sorridente em excesso para o papel.  Mas esses são detalhes que em nada prejudicam a qualidade do filme.
O diretor é o mesmo de “Amantes Constantes”, exibido em 2005, e “A Fronteira da Alvorada”, de 2008, filmes que também primam por serem produtos cinematográficos artisticamente sofisticados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário