terça-feira, 19 de março de 2019

É TUDO VERDADE 2019

Antonio Carlos Egypto


Chega ao seu 24º. ano o Festival É TUDO VERDADE – IT’S ALL TRUE, dedicado aos documentários nacionais e internacionais, apresentado tradicionalmente nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.  Ele acontecerá em Sampa de 04 a 14 de abril e, simultaneamente, no Rio, só que com alguns dias a menos: de 08 a 14 de abril de 2019.


Amir Labaki ladeado por Danilo Santos de Miranda (SESC) e Eduardo Saron ( Itaú Cultural)


Por que acompanhar esse belo Festival, criado e dirigido pelo crítico Amir Labaki?  Primeiro, porque é sempre uma seleção de qualidade e muito criteriosa, feita por críticos competentes.  Segundo, porque é uma oportunidade de se atualizar com o que de melhor se faz no Brasil e no mundo, no gênero.  Terceiro, porque é uma  possibilidade de refletir sobre questões candentes que atingem o nosso mundo neste momento histórico.  Quarto, e não menos importante, porque todas essas sessões são gratuitas.  É uma chance de ver quantos filmes o tempo permitir.  Em São Paulo, em 4 espaços: Instituto Moreira Salles (Av. Paulista, 2424), Itaú Cultural (Av. Paulista, 149), Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000) e Sesc 24 de maio, além de alguns títulos disponibilizados no www.spcineplay.com.br.  Há, ainda, a itinerância do Sesc no interior, durante o mês de maio, em Araraquara, Jundiaí, Santos, São José dos Campos e Sorocaba.  No Rio de Janeiro, as sessões serão no Instituto Moreira Salles (Rua Marquês de São Vicente, 476) e no Estação NET Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 88).

O documentário norte-americano “Mike Wallace Está Aqui”, de Avi Belkin, abre o Festival no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, em sessão especial, e, no Rio, “Memórias do Grupo Opinião”, de Paulo Thiago, será o filme de abertura.

O Festival homenageia Nelson Pereira dos Santos e Claude Lanzman, falecidos em 2018, com uma série de documentários realizados por eles.

12 filmes inéditos estrangeiros e 07 brasileiros participam das competições para média ou longa-metragem, além de 09 brasileiros e 09 estrangeiros inéditos, no caso dos curtas.  Outros 07 filmes inéditos participam da competição latino-americana.  Há, ainda, programas especiais, compondo um total de 66 filmes documentários, selecionados entre os mais de 1600 títulos inscritos, visando a participar desta edição do Festival.




Os filmes premiados nas competições de curtas e longas estão automaticamente classificados para serem examinados na disputa do próximo Oscar. 

É uma alegria poder divulgar um trabalho dessa qualidade.  Arrume algum tempo para se dedicar às sessões desse Festival.  Vale a pena.  Além disso, nestes tempos obscuros em que os cortes à cultura já estão se fazendo notar, como a perda do patrocínio da Caixa Econômica Federal para o cine Belas Artes, o próprio É TUDO VERDADE está correndo risco de descontinuidade, ou ter de se apequenar.  O que espero não aconteça, seria uma grande perda.




Nenhum comentário:

Postar um comentário