sábado, 24 de novembro de 2018

AS VIÚVAS


Antonio Carlos Egypto




AS VIÚVAS (Widows).  Estados Unidos, Reino Unido, 2018. Direção: Steve Mc Queen. Com Viola Davis, Elizabeth Debicki, Michelle Rodriguez, Cynthia Eviro, Liam Neeson. Colin Farrell, Robert Duvall.  129 min.


As mulheres estão empoderadas, ocupando todos os espaços, sempre, sempre mais. Resgatando perdas históricas monumentais.  Hoje não há lugar que elas não possam  ocupar.  No entanto, antes de “As Viúvas”, de Steve Mc Queen, não me lembro de tê-las visto no cinema, no comando de um grande e perigosíssimo assalto/resgate, envolvendo muita violência e cinco milhões de dólares.  Até então, elas entravam na ação como colaboradoras, coadjuvantes ou vítimas.  Não dando as rédeas do jogo.

No thriller  do cineasta Steve Mc Queen, que fez outros filmes muito bons, como “Shame”, em 2011, e “12 Anos de Escravidão”, em 2013, num roteiro trabalhado com Gillian Flynn, a mesma de “A Garota Exemplar”, de 2014, um grupo de quatro mulheres compartilha o domínio das ações, enfrentando interesses masculinos poderosos, marcados por crueldade e armamento pesado, sem espaço para maiores negociações.

Essas mulheres, as viúvas, bem diferentes uma da outra, têm em comum dívidas recebidas como herança das atividades criminosas de seus maridos mortos.  Atuam juntas, colaborando entre si na diversidade que apresentam, em meio a um ambiente de crime, paixão, eleições e corrupção, na Chicago atual.

Essa colaboração mútua e solidariedade entre elas, que é fundamental para o sucesso na ação, distingue-se do ambiente fortemente competitivo que costuma permear os agrupamentos criminosos masculinos.  Não que elas não divirjam ou deixem de manifestar suas desconfianças em algumas situações.  No entanto, elas praticam o conceito de que a união faz a força, com competência.

O diretor negro, de origem inglesa, homônimo do ator estadunidense falecido em 1980, constrói um filme de ação, suspense e drama, muito envolvente e cheio de surpresas, que vai se dando a conhecer aos poucos, em meio a sequências intensas e violentas muito bem elaboradas.  A inspiração partiu de uma minissérie britânica de sucesso.  O elenco é de primeira linha, capitaneado por Viola Davis.  Com ótimas atrizes e atores conhecidos do público, que dão conta de uma narrativa, que pulsa com força, ao longo de mais de duas horas de projeção.


LEVA DE BONS FILMES NO CINEMA

Há uma profusão de bons filmes que estão entrando em cartaz nos cinemas.  Alguns já em exibição, outros entram na semana que vem ou logo depois.  São destaques das Mostras de Cinema, especialmente da 42ª. Mostra Internacional de São Paulo, mas também da Mostra do ano anterior e da do cinema italiano.  Todos os filmes citados abaixo já foram comentados aqui no cinema com recheio e podem ser acessados, por exemplo, digitando o título no espaço de pesquisa e clicando pesquisar.  Os filmes da 42ª. Mostra também podem ser acessados por meio do arquivo, nas datas de outubro e novembro de 2018.  Provavelmente, você os encontrará ao lado de outros filmes, mas destacados em negrito, nesse caso.  Vamos à lista.

INFILTRADO NA KLAN, de Spike Lee, Estados Unidos.
EM CHAMAS, de Lee Chang-dong, Coreia do Sul.
UMA NOITE DE 12 ANOS, de Alvaro Brechner, Uruguai.
VERÃO, de Kirill Serebrennikov, Rússia.
TODAS AS CANÇÕES DE AMOR, de Joana Mariani, Brasil.
A GAROTA NA NÉVOA, de Donato Carrisi, Itália.
A ROTA SELVAGEM, de Andrew Haigh, Reino Unido.
BEIJO NO ASFALTO, de Murilo Benício, Brasil.
UTOYA – 22 DE JULHO, de Erik Poppe, Noruega.
ASSUNTO DE FAMÍLIA, de Hirokazu Kore-Eda, Japão.
CULPA, de Gustav Möller, Dinamarca.




Cabe ainda destacar que, de 29 de novembro a 05 de dezembro, o Cinesesc São Paulo exibirá uma seleção de filmes do Festival do Rio 2018.  Serão 22 longas e 8 curtas-metragens do Programa Internacional de temáticas diversas e alguns destaques nacionais, envolvendo ficção e documentário.

No mesmo período, a Cinemateca Brasileira promove a 5ª. Mostra MOSFILM de Cinema Soviético e Russo, em filmes inéditos e clássicos restaurados, entre eles, “Bola de Sebo” (1934), “Vá e Veja” (1985), “Guerra e Paz” (1965) e “Quando Voam as Cegonhas” (1957).  Ingressos gratuitos.  Opções cinematográficas é o que não faltam, como se vê.





Nenhum comentário:

Postar um comentário