quinta-feira, 24 de setembro de 2015

UM SENHOR ESTAGIÀRIO


Antonio Carlos Egypto




UM SENHOR ESTAGIÁRIO (The Intern).  Estados Unidos, 2015.  Direção: Nancy Meyers.  Com Robert De Niro, Anne Hathaway, Rene Russo, Anders Holm, Andrew Rannells.  121 min.


Cinema é fonte de informação, conhecimento, reflexão.  E, também, de diversidade cultural.  Mas não deixa de ser fonte de diversão e entretenimento.  Rir é bom e necessário.  Uma boa comédia é aquela que nos faz ver, às vezes sob um ângulo caricato ou exagerado, coisas importantes que estão à nossa volta.   É um jeito leve de abordar questões relevantes.

“Um Senhor Estagiário” parte de uma questão bem real.  Um homem bem sucedido na vida se aposenta, fica viúvo e chega aos 70 anos com saúde, sem saber direito o que fazer com o tempo e se sentindo solitário e inútil.  Como lidar com isso?  Um problema que afeta cada vez mais gente pelo mundo.  A questão agora não é mais sobreviver, fazer carreira, acumular coisas, é dar sentido à vida cotidiana.  Em uma palavra, se reinventar.




Cada um deve encontrar o seu caminho.  No caso de Ben (Robert De Niro), a escolha foi apresentar-se como candidato a estagiário senior numa empresa e voltar a trabalhar regularmente, levantando cedo, cumprindo horário.  E vestindo terno e gravata, ainda que isso não seja solicitado ou necessário; é a força do hábito.  Parece um tanto ridículo, mas é uma possibilidade que o filme vai explorar de um jeito interessante, reforçando o contraste entre o mundo do trabalho de alguns anos atrás e as novas tecnologias e processos de organização empresarial hoje vigentes.

Um roteiro bem construído vai apresentando situações que têm sua graça, mas que nos fazem pensar sobretudo na velocidade das transformações e no que isso traz de avanços, mas também de problemas e limitações.  Ganha-se em muitos aspectos, mas o desgaste é grande e as perdas, inevitáveis.  A formação pessoal, o estilo de viver e se comportar, refletem diferentes formas de educação.  Que, por seu turno, respondem a necessidades distintas que o tempo transforma.




Ben foi executivo de uma firma que produzia listas telefônicas, algo que os novos funcionários do site de moda em que ele foi ser estagiário mal sabem do que se trata.  Os mais jovens quase não conseguem imaginar o que possa ter sido o mundo antes do advento do computador e do celular.  Mas talvez Ben tenha muito a dar, como experiência de vida e equilíbrio, a esses novos colegas, especialmente à dona dessa empresa virtual, Jules (Anne Hathaway), a bem sucedida expressão de sucesso desse mundo frenético e avassalador de nossos dias.  É de paz e equilíbrio que ela mais precisa para administrar tanto seu negócio, como sua família.

Da relação de Ben e Jules a trama se alimenta e produz cenas interessantes.  Há boa dose de previsibilidade na história, mas tudo flui bem e o passatempo cumpre seu objetivo, sem ser inócuo. 




O talento de Robert De Niro carrega o filme e lhe dá um inegável charme.  Muito bem complementado por Anne Hathaway, uma atriz muito expressiva e que passa ao espectador a ansiedade que o personagem exige.  De Niro compõe um tipo adorável, bem centrado, diplomático, zen, o que se supõe ser uma conquista da maturidade.  Nem sempre, é claro.  Mas funciona nessa história. Os demais personagens são coadjuvantes, menos delineados, que entram para caracterizar, principalmente, as situações cômicas. O filme dispensa apelações, é simpático e divertido.  Entretenimento de boa qualidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário