domingo, 22 de abril de 2012

EU RECEBERIA AS PIORES NOTÍCIAS DOS SEUS LINDOS LÁBIOS

 Antonio Carlos Egypto




EU RECEBERIA AS PIORES NOTÍCIAS DOS SEUS LINDOS LÁBIOS.  Brasil, 2011.  Direção: Beto Brant e Renato Ciasca.  Com Camila Pitanga, Gustavo Machado, Zé Carlos Machado, Gero Camilo.  100 min.


Lavínia (Camila Pitanga) é uma ex-prostituta de estonteante beleza e de forte apelo erótico, que convive com dois homens numa comunidade da região amazônica.  Um é o pastor Ernani (Zé Carlos Machado), que professa sua fé em sintonia com as questões sociais e ecológicas da região, goza de grande respeito na localidade e tem grande ascendência sobre ela. O outro é o fotógrafo Cauby (Gustavo Machado), que está de passagem pelo interior da Amazônia, e parece desconsiderar a força do controle social que os agrupamentos sociais têm, especialmente em pequenas cidades e vilas.  Cauby é amigo de um jornalista refinado, Victor (Gero Camilo), que costuma fazer citações literárias, mas que vive mesmo é do jornalismo de fofocas.


Esses são os personagens de uma trama muito bem urdida, que envolverá aspectos policiais e de suspense e que colocará em questão os julgamentos precipitados e os preconceitos capazes de construir “verdades” inteiramente equivocadas.  O enredo surpreende e o final, muito bem construído, coroa uma obra dramática de ficção, forte e relevante, que se destaca no quadro atual do cinema nacional.

O filme é baseado no livro homônimo de Marçal Aquino, que, junto com os diretores Beto Brant e Renato Ciasca, é responsável pelo roteiro que deu origem a essa narrativa, quente, envolvente, que trata de questões relevantes.  As relações humanas, o desejo e o amor, o meio ambiente e a vida em comunidade, são os elementos que detonam uma trama explosiva, que dá o que pensar.


A questão do desmatamento da Amazônia também é posta em relevo, e serve de moldura e referência para o que acontece com os personagens e para o desfecho que se produz.  Filmagens do alto, percorrendo áreas onde há desmatamento, fazem parte da paisagem desoladora que também acompanha os personagens a certa altura da história.

O filme oferece a Camila Pitanga um personagem de grande densidade dramática e que exige uma interpretação apurada, além de uma entrega corporal total, com muitas cenas de nudez e sexo.  Ela se sai magnificamente bem.  Sua atuação vale o filme e a coloca em destaque entre as grandes atrizes brasileiras da atualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário