terça-feira, 12 de abril de 2011

CONTRACORRENTE

Antonio Carlos Egypto


CONTRACORRENTE (Contracorriente).  Peru, 2009.  Direção: Javier Fuentes-León.  Com Cristian Mercado, Tatiana Astengo, Manolo Cardona.  100 min.




Uma vila de pescadores, o mar, belas praias, a natureza exuberante do litoral peruano, é a charmosa locação do filme “Contracorrente”, estreia em longas do diretor Javier Fuentes-León, que recebeu prêmios em festivais importantes, como os de Sundance, Miami e o Mix Brasil e foi o indicado do Peru para o Oscar de filme estrangeiro 2011.

Miguel (Cristian Mercado) é uma liderança da pequena comunidade que vive em torno da igreja e tem no padre local figura de grande poder e autoridade.  Atividades como a encomenda do corpo de um defunto a Deus antes que seja enterrado, isto é, lançado em alto mar, são feitas por lideranças como Miguel, como se vê nas primeiras cenas da fita, em que ele é o escolhido para essa tarefa, na morte de um primo.

O respeitado Miguel é casado com Mariela (Tatiana Astengo), que está grávida do primeiro filho do jovem casal.  Eles vivem bem.  No entanto, anda pela região um forasteiro, pintor e fotógrafo, Santiago (Manolo Cardona), que é mal visto pela sociedade local.  Nos primeiros minutos do filme, vemos que Miguel e Santiago têm uma forte atração sexual um pelo outro e vivem um caso de amor.  Miguel entende esse caso como proibido e o esconde, ele não seria mesmo admissível naquela localidade, ainda mais para um homem casado, com um filho a caminho.

Como Miguel administra sua bissexualidade e a concomitância do relacionamento homossexual recém-descoberto com a chegada próxima de seu primeiro filho já seria, por si só, um bom assunto, considerando as características daquela comunidade. Mas o filme vai muito além disso, criando uma trama densa e criativa, que escapa do realismo para produzir uma muito bem engendrada fantasia amorosa.

Diante da tarefa hercúlea que Miguel teria à sua frente, aparece a solução mágica.  Ele poderia viver seu amor com Santiago, sem mudar nada do que havia conquistado, porque seu amante só seria visto e tocado por ele.  Estaria invisível para todos os outros, mas muito presente para ele.  Esse aparente “melhor dos mundos”, que parece uma solução idílica, no entanto, se revela mais complexo do que parece.

É por meio desse expediente que o filme acaba tocando em questões relevantes desse triângulo amoroso, tanto o que é vivido emocionalmente pelos personagens, como o desafio que se apresenta à pequena vila peruana, incluindo os valores religiosos que a regem.  E com dramaticidade, de um lado, e leveza, de outro, o trabalho se revela inteligente e sutil, como deve ter sido o roteiro que esteve na origem das filmagens.

O diretor estreante se revela capaz de criar imagens muito bonitas, explorando o que o lugar tem de visualmente atraente, e o faz integrando a trama a essa beleza natural muitíssimo bem.  As cenas que envolvem o mar são pura beleza, tão fantásticas quanto a fantasia que elas escondem.  A fotografia merece destaque, o responsável por ela é Maurício Vidal.

Uma fita que vem do Peru, de cuja filmografia tão pouco se conhece e está tão próxima de nós.  Um diretor estreante, que se mostra talentoso, num tema um tanto complicado de lidar.  Uma produção que envolveu investimentos da Colômbia e da França, além do Peru, apesar de modesta, em vista dos concorrentes do mercado cinematográfico.  Tudo isso valeu a pena, o resultado é cativante, o interesse que o filme desperta é contínuo, o tratamento dado ao tema, muito adequado e sem preconceitos ou esquematismos.  Um bom elenco garante o resultado final convincente.

É preciso lembrar que vieram do mesmo Peru filmes como “A Teta Assustada”, em 2009, e “Pantaleão e as Visitadoras”, em 2000, esse último com base na obra de Vargas Llosa.  São filmes muito bons.  Sinal de que precisamos que mais filmes peruanos sejam lançados aqui.  A julgar por “Contracorrente”, estamos subestimando o cinema dos nossos vizinhos de tradição inca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário