segunda-feira, 24 de outubro de 2022

DESTAQUES DA # 46 MOSTRA

Antonio Carlos Egypto

 

 


Um destaque desta Mostra 46 é o filme palestino FEBRE DO MEDITERRÂNEO (Mediterranean Fever), da diretora Maha Haji, também roteirista.  Ela constrói uma história cheia de meandros, ambiguidades e surpresas, que é brilhante.  Nem dá para dizer muita coisa sobre ela para não atrapalhar a fruição do espectador.  Dá para apontar algumas coisas que são interessantes. Por exemplo, os dois protagonistas masculinos do filme são homens que passam mais tempo em casa do que fora.  Waleed, de 40 anos, porque se considera escritor, mas não consegue avançar no seu trabalho, enquanto a mulher trabalha fora.  Seu vizinho, com quem ele estabelecerá uma amizade inesperada, já que ambos aparentemente são tão diferentes, também fica em casa, é um trambiqueiro e faz tudo em matéria de construções e consertos, a mulher dele também trabalha fora.  Curioso que uma diretora mulher tenha criado personagens homens que se relacionam a partir de seu convívio em casa. Quanto à caracterização desses homens, há muitos elementos que destoam das expectativas, gestos que soam dissonantes em relação aos dominantes, aparências que se revelarão enganosas.  Para isso, Maha Haji precisava de atores capazes de passar essa sensação ao público, independentemente dos diálogos.  Amer Hiehel e Ashraf Farah brilham nos seus papéis e dão uma dimensão especial à narrativa. Os temas que vão aparecendo ao longo da história são psicológica e socialmente complexos, vão da depressão ao suicídio, passando pela possibilidade do assassinato, com diferentes tons de motivação e das transgressões diversas que se insinuam o tempo todo.  Tudo muito bem engendrado até o final e inclusive o próprio final, bem verdadeiro. Quanto ao título do filme, pode-se comentar, porque é uma brincadeira.  A tal febre do Mediterrâneo acomete o menino, filho de Waleed, somente às terças-feiras.  Por que será?  Isso tem a ver com a própria Palestina, que não é o foco do enredo, mas está presente como moldura e pano de fundo das situações.  Com Amer Hiehel, Ashraf Farah, Anat Hadid, Samir Elias.  108 min.

 




Outro destaque desta 46ª. Mostra é BOY FROM HEAVEN (Walad Min Al Janna), embora não pareça, é um filme sueco, com a participação dos demais países escandinavos e da França, na produção.  O diretor Tarik Saleh, apesar do nome, também é sueco, sua mãe é sueca, seu pai, egípcio.  É no Egito que se passa toda a trama do filme, que não pôde ser filmado lá e foi, então, realizado na Turquia. BOY FROM HEAVEN é um magnífico thriller, que mexe com todo o jogo de poder dentro de uma estrutura religiosa, no caso, a do islamismo sunita.  A instituição retratada é a Universidade Al-Azhar, no Cairo, principal instituição mundial dessa tendência, que parece ter um forte poder paralelo que tanto fustiga, incomoda, quanto apoia o Estado egípcio. E é influenciada e manejada por esse mesmo Estado, numa relação perigosa e conturbada. A trama se baseia num jovem personagem decidido, mas simples, oriundo de uma aldeia de pescadores egípcia, que recebe uma Bolsa para estudar em Al-Azhar e se mete no intrincado jogo político para a escolha do novo Grande Imã, em substituição ao que acabou de falecer.  A eleição desse Imã acontece por imposições pessoais, assassinatos, denúncias comprovadas que tiram do páreo o favorito do momento, tudo numa espécie de concílio para lá de comprometido e comprometedor. Toda uma teia de relações e acontecimentos vai sendo tecida, pouco a pouco, por meio de um roteiro muito bem elaborado, reconhecido e premiado em Cannes.  Enquanto enlaça o espectador na narrativa, o filme desnuda o sórdido esquema político, o jogo de poder que está por trás, onde não se vê verdade alguma, lisura, comprometimento espiritual e outras coisas que deveriam caracterizar uma instituição de ensino e formação religiosos. Veem-se as relações do poder político com o poder religioso, em confronto interno, por meio de suas linhas e divisões. Percebe-se que o diretor e roteirista, Tarilk Saleh, conhece bem os meandros dessa luta político-religiosa no Egito e nos ambientes muçulmanos, pelos elementos e detalhes que aparecem na trama.  Quanto à crueldade e à barbárie que se esconde sob a capa da devoção a Alá, não são muito diferentes das de outras crenças e instituições poderosas, religiosas ou não, que comandam e sempre comandaram o mundo.  Shakespeare que o diga!  Para não entrar em questões mais próximas de nós, do que está por aqui mesmo.

Com Tawfeek Barhom, Fares Fares, Mohammad Bakri, Makram Khoury, Mehdi Dehbi.  Com 119 min.

 




Em matéria de documentário, merece toda a atenção o filme italiano MARCHA SOBRE ROMA (Marcia su Roma), de Mark Cousins, de origem irlandesa, que tem outros dois trabalhos também nesta Mostra.  Aqui, lidando com materiais de arquivo, alguns bem raros, ele compõe por meio de filmes a ascensão de Mussolini e do fascismo, na Itália. A famosa Marcha sobre Roma, que faz cem anos, serve como elemento detonador de uma corrente política que até que durou pouco na Itália, mas jamais deixou de assustar o mundo e gerou uma extrema direita que se fortalece nos tempos atuais, inclusive na Itália.  Mas o filme vai além, faz relações da história com outros países e no momento atual, em que o espírito fascista segue atuante em termos institucionais, de governo ou de forma sorrateira ou clandestina. As figuras mundiais ligadas ao fascismo são lembradas e mostradas no filme, inclusive Jair Bolsonaro. O filme mostra também que a filmagem da famosa Marcha sobre Roma foi manipulada e editada, para produzir o resultado que produziu.  Ou seja, era um engodo, mas vingou.  98 min.

@mostrasp

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário