segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

TEMPORADA

  Antonio Carlos Egypto





TEMPORADA.  Brasil, 2018.  Direção e roteiro: André Novais Oliveira.  Com Grace Passô, Russo Apr, Rejane Faria, Hélio Ricardo, Ju Abreu, Sinara Teles.  113 min.


“Temporada”, de André Novais de Oliveira, o filme que levou mais prêmios no último Festival de Brasília, mostra-nos realisticamente o trabalho dos agentes de saúde que partem, de casa em casa, para atuar no combate à dengue e a outras endemias.

O foco está em Juliana, que se muda de Itaúna, no interior de Minas Gerais, para assumir um posto de agente de saúde em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte.  O seu processo de adaptação ao trabalho, aos seus novos colegas e à ausência do marido, que ficou de vir depois, exige dela muito empenho para lidar com essas dificuldades.  E algumas situações pouco comuns podem mudar aspectos importantes da sua vida.

O grande trunfo de “Temporada” é a atriz que faz Juliana: Grace Passô.  Com grande domínio de cena, muita expressividade e forte desempenho, ela leva o filme com muito êxito.  Até quando o que está sendo exibido não empolga tanto assim.




O tema, importante na área da saúde, é bem trabalhado, do ponto de vista descritivo. Talvez fosse importante aprofundar mais o assunto, com questionamentos que levassem a uma reflexão mais intensa, já que aí está um dos nós da questão da saúde no Brasil.

O objetivo do diretor, no entanto, priorizou a personagem em processo de adaptação e mudança, alçando-a ao primeiro plano.  O ótimo desempenho de Grace Passô, premiada como melhor atriz nos Festivais de Brasília e de Turim, na Itália, justifica isso.  Os demais prêmios conquistados no Festival de Brasília incluem melhor filme, ator coadjuvante, direção de arte e fotografia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário