quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

TRÊS ANÚNCIOS PARA UM CRIME


Antonio Carlos Egypto




TRÊS ANÚNCIOS PARA UM CRIME (Three Billboards Outside.  Ebbing, Missouri).  Estados Unidos, 2017.  Direção e roteiro: Martin McDonagh.  Com Frances McDormand, Woody Warrelson, Sam Rockwell, Abbie Cornish.  115 min.


“Três Anúncios Para um Crime”, o filme estadunidense de Martin McDonagh, tem uma história fascinante e uma personagem forte e decidida.  Mildred Hayes (Frances McDormand) é uma mulher do interior, de luto pelo estupro e assassinato da filha, que já ocorreu há sete meses, que não se conforma que nada tenha sido descoberto e que os culpados não sejam punidos.

Resolve, então, cobrar das autoridades policiais locais e o faz de um modo competente e original.  Para isso se vale do aluguel de outdoors disponíveis, o que transforma sua cobrança em algo público e põe em cheque o respeitável delegado policial da localidade.  Daí surgirão muitos conflitos, capazes de gerar violência e produzir desarranjos nas relações da comunidade.




Se isso que eu contei até aqui lhe sugere um confronto previsível em busca de vingança pelas próprias mãos, só que agora envolvendo o gênero feminino, e essa seja a novidade, você se engana.  Não vou contar mais nada, para não estragar o prazer da sua descoberta, mas o roteiro vai caminhar por rotas surpreendentes, que transformarão essa história em algo bem peculiar.

Se Mildred é uma figura incrível de tirocínio e coragem, o delegado Bill Willoughby (Woody Warrelson), o responsável pela investigação ineficiente, é também uma figura humana bem estruturada, que merece toda a atenção, assim como o relacionamento que se estabelece entre os dois.  Os outros personagens que entram na história compõem um conjunto psicologicamente consistente e atraente.  “Três Anúncios Para um Crime” flui muito bem e mantém o suspense a que se propõe.  Digamos que estamos diante de um faroeste pós-moderno.  Ou uma comédia sombria, quem sabe. 


Os dois atores centrais estão excelentes, levam o filme a um ponto alto, valorizando a boa história que têm em mãos.  O filme tem boas chances no Oscar.  Está indicado em 7 categorias: melhor filme, melhor roteiro original, melhor montagem, melhor trilha sonora, melhor atriz (Francis McDormand) e duas indicações para melhor ator coadjuvante (Woody Warrelson e Sam Rockwell).  Indicações que atestam a qualidade do trabalho, não são só técnicas ou específicas, tratam do essencial do fazer cinematográfico.



3 comentários:

  1. Gostei muito o trabalho de elenco é perfeito. Este filme é um dos melhores do gênero de drama que estreou o ano passado. É impossível não se deixar levar pelo ritmo da historia. Eu tambem assisti o filme O conto e simplesmente adorei o tema é muito interessante. O conto é umo dos melhores filmes de dramas para assistir quem fez possível a empatia com os seus personagens em cada uma das situações, o elenco faz um excelente trabalho. Sem dúvida a veria novamente.

    ResponderExcluir
  2. O trailer foi a chave para captar o espectador. Este filme é um dos melhores do gênero de drama que estreou o ano passado. É impossível não se deixar levar pelo ritmo da historia. Realmente adoro o elenco, Abbie Cornish é uma ótima atriz, é muito talentosa, recém o vi em Tempestade: Planeta em fúria, é um gran filme, é um dos melhores filmes de ficção cientifica além o suspense que tem é ótimo. Sinceramente os filmes de ação não são o meu gênero preferido, mas devo reconhecer que Tempestade superou minhas expectativas. Adorei está história, por que além das cenas cheias de efeitos especiais, realmente teve um roteiro decente, elemento que nem todos os filmes deste gênero tem.

    ResponderExcluir