sábado, 17 de outubro de 2015

39a. MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO


ANTONIO CARLOS EGYPTO






Em 22 de outubro, tem início o mais importante evento cinematográfico da cidade de São Paulo:  a 39ª. Mostra Internacional de Cinema.  A programação regular vai até 04 de novembro.  Após essa data, ainda fica a chamada Repescagem, que toma mais uma semana dos cinéfilos.

De 17 de novembro a 17 de dezembro, uma seleção de 10 filmes da Mostra será exibida nas unidades do SESC, em Araraquara, Bauru, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Preto, Santos, São Carlos, São José dos Campos e Sorocaba.  Em Campos do Jordão, de 05 a 08 de novembro.  Entre 05 e 11 de novembro, 13 títulos da Mostra serão exibidos no Rio de Janeiro, no Espaço Itaú de Cinema, Botafogo.

Há vários eventos especiais durante a Mostra, em São Paulo, como de costume.  O filme silencioso “Meu Único Amor”, de 1927, com Mary Pickford, será exibido no Auditório Ibirapuera, acompanhado pela Orquestra Sinfônica de Heliópolis.  Filmes do homenageado José Mojica Marins, conhecido de todos pelo personagem Zé do Caixão, serão exibidos no vão livre do MASP, além de outras salas.

Segundo a organizadora da Mostra, Renata de Almeida, esta poderia ser uma Mostra da crise, mas não é. O evento continua forte, com uma seleção de filmes primorosa.  São 311 filmes de 62 países e diversas cinematografias, sendo projetados em 22 endereços, entre cinemas, espaços culturais e museus.  Os cortes se restringem à festa e diminuição de convidados estrangeiros.

Há tanto o que ver que não vai ser fácil escolher, como sempre acontece.  Há os grandes destaques dos festivais mais importantes do mundo do cinema, filmes asiáticos e europeus, muitos indicados ao Oscar de filme estrangeiro por seus países, o foco nórdico que traz 60 títulos do cinema atual daquela região da  Europa.  Há uma forte seleção do cinema brasileiro e do latino-americano, que tem obtido significativos prêmios internacionais.  Celebra-se o centenário de Mário Monicelli, grande diretor italiano de comédias, com 5 filmes.  O cinema português aparece em relevo, com 3 filmes de Miguel Gomes,  inspirados nas 1001 noites, abordando as questões do Portugal atual. E, grande surpresa, um filme inédito do mestre Manoel de Oliveira.

A maior homenagem será à The Film Foundation, criada há 25 anos por Martin Scorsese, cujo trecho do story board de seu último filme ilustra o material da Mostra deste ano.  A Fundação, que se dedica à recuperação e restauração de filmes importantes para a história do cinema, terá diversos títulos em exibição na 39ª. Mostra, entre eles, um brasileiro, “Limite”, de Mário Peixoto, de 1931.

É para ninguém botar defeito e mergulhar na sala escura do cinema para encontrar filmes que podem marcar sua vida.  E descobrir o prazer de apreciar o cinema autoral que se faz em todo o mundo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário