domingo, 11 de janeiro de 2015

MELHORES DO ANO DE 2014


Antonio Carlos Egypto

Para não perder o costume, e atender a pedidos, vamos às listas de melhores filmes do ano de 2014, considerando os que foram lançados regularmente no circuito comercial dos cinemas.  Não entram os filmes exibidos apenas em mostras ou festivais.  Não há distinção entre ficção e documentário.

O número de lançamentos foi grande: 379 filmes em todo o Brasil.  Boa parte deles não atingiu todas as principais cidades do circuito de exibição.  Alguns poucos foram lançados apenas regionalmente.  O circuito São Paulo – Rio foi o que deu conta da quase totalidade dos lançamentos.

Apesar da média de novos títulos do ano se aproximar de um filme por dia, o resultado em termos de qualidade não foi tão entusiasmante assim.  Não que faltassem bons ou ótimos filmes para compor a lista de melhores.  Mas não há os especialmente brilhantes ou inesquecíveis para marcar 2014 na história do cinema.  Há talento e criatividade.  Há inovação e a mão de alguns grandes mestres que já se despedem do cinema.  Registre-se a perda de Alain Resnais e o aniversário de 106 anos de Manoel de Oliveira, em dezembro último.


O elenco de O GEBO E A SOMBRA com Manoel de Oliveira


A lista dos dez filmes internacionais de que mais gostei, por ordem de preferência, entre os lançamentos de 2014, é a seguinte:

1.    O GEBO E A SOMBRA, de Manoel de Oliveira, Portugal.
2.    AMAR, BEBER E CANTAR, de Alain Resnais, França.
3.    O GRANDE HOTEL BUDAPESTE, de Wes Anderson, Estados Unidos.
4.    A IMAGEM QUE FALTA, de Rithy Panh, Camboja.
5.    INSTINTO MATERNO, de Calin Peter Netzer, Romênia.
6.    NINFOMANÍACA I e II, de Lars Von Trier, Dinamarca.
7.    ELA, de Spike Jonze, Estados Unidos.
8.    MISS VIOLENCE, de Alexandro Avranas, Grécia.
9.    O QUE OS HOMENS FALAM, de Cesc Gay, Espanha.
10. BOYHOOD – DA INFÂNCIA À JUVENTUDE, de Richard Linklater, Estados Unidos.


AMAR, BEBER E CANTAR


Tentei fazer uma lista dos cinco filmes brasileiros que mais me agradaram, que acabou com seis títulos.  Considerei um empate no quinto lugar.  Aí vai ela:

1. HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO, de Daniel Ribeiro.
2. O MERCADO DE NOTÍCIAS, de Jorge Furtado.
3. PRAIA DO FUTURO, de Karim Aïnouz.
4. GETÚLIO, de João Jardim.
5. QUANDO EU ERA VIVO, de Marco Dutra.
    O LOBO ATRÁS DA PORTA, de Fernando Coimbra.

HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO



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