terça-feira, 29 de abril de 2014

GETÚLIO

Antonio Carlos Egypto



GETÚLIO. Brasil,  2013.  Direção: João Jardim.  Com Tony Ramos, Drica Moraes, Alexandre Borges, Tiago Justino, Adriano Garib, Michel Berchovitch, Marcelo Médici, Clarice Abujamra.  100 min.



Getúlio Vargas foi a figura política mais relevante do Brasil, no século XX, e uma das maiores de toda a nossa história.  Governou o país por quase vinte anos, como revolucionário, presidente constitucional, ditador e presidente eleito por voto direto.

Ideologicamente contraditório, participou de avanços revolucionários modernizadores, mas instituiu um regime fascista no Brasil, com o Estado Novo, em 1937, e chefiou uma ditadura terrível.  Pragmaticamente, trocou o nazifascismo pelo apoio aos aliados norte-americanos, tendo Volta Redonda como moeda de troca, mas seu governo não resistiu ao fim da II Guerra Mundial. Em 1945, após 15 anos no poder, Getúlio foi deposto.



Voltaria com todas as glórias, ao vencer as eleições de 1950, nos braços do povo.  Com direito à famosa marchinha de carnaval, que cantava: “Bota o retrato do velho outra vez. Bota no mesmo lugar...”.  O trabalhismo, assim chamado porque organizou e legalizou os direitos trabalhistas hoje existentes, foi um dos seus maiores e mais permanentes legados.

Como todos sabemos, seu fim foi trágico.  Ao mesmo tempo, foi um gesto político cujas consequências repercutem até os dias de hoje, decorridos 60 anos do fatídico 24 de agosto de 1954.  Ou seja, foi um ato corajoso que fez mudar radicalmente o rumo dos acontecimentos. Um gesto de grande perspicácia política, também. 



Os 19 dias que antecederam a morte de Vargas estão relatados no filme de João Jardim, “Getúlio”, estrelado por Tony Ramos, no papel título.  Um filme político, evidentemente.  Mas com uma pegada forte de suspense.  As tensões desse período da vida nacional, o golpe que se preparava para apear o presidente do poder, a partir do famoso atentado da rua Toneleros ao inimigo político Carlos Lacerda, então jornalista, dono de jornal, e que resultou na morte do Major Vaz, de fato, produziram um clima pesadíssimo.  De que se vale o filme, para manter o interesse no assunto, apesar de a história ser muito conhecida.  Ou será que os mais jovens a desconhecem?

Seja como for, é um filme que merece ser visto.  Pelo resgate histórico que proporciona, pela produção muito bem cuidada, a reconstituição de época e o elenco de grandes atores e atrizes que aparecem até nos pequenos papéis da trama.  E, ainda, pelas reflexões que pode nos induzir a fazer sobre a nossa história recente e a atualidade.

O golpe que Getúlio Vargas frustrou em 1954 procurou se rearticular logo em seguida, com a tentativa de “melar” a eleição de Juscelino Kubistchek. Depois, ao buscar impedir a posse do vice, na renúncia de Jânio Quadros. E, por fim, em 1964, com a destituição do presidente João Goulart para a instalação da ditadura militar que nos amordaçou por 21 anos, cujas consequências ainda estão aí, à vista.  Avançamos muito na democracia, mas precisamos resgatar a história, para que a opressão não encontre mais espaço na vida institucional do país.



Um filme bem feito como “Getúlio” dá sua contribuição a esse objetivo e nos revela um cineasta inspirado.  Sua experiência anterior com documentários deve ter contribuído fortemente nesta ficção tão colada à realidade dos fatos.  João Jardim já havia realizado “Pro Dia Nascer Feliz”, em 2006, “Amor?”, em 2010.  Bons filmes, mas meu favorito é “Janela da Alma”, de 2002, sensível documentário que já mostrava o que se poderia esperar desse realizador.

O desafio ao ator a quem caberia encarnar a emblemática figura de Getúlio Vargas seria enorme.  Tony Ramos, completando 50 anos de carreira, sem ser uma figura física semelhante ao retratado, nem tendo a baixa estatura que ele tinha, deu conta do recado com grande competência.  Capitaneou um elenco talentoso, com brilho.  Uma surpreendente e ótima escolha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário