quarta-feira, 24 de agosto de 2011

UM SONHO DE AMOR

Antonio Carlos Egypto

UM SONHO DE AMOR (Io sono l’amore). Itália, 2009.  Direção: Luca Guadagnino.  Com Tilda Swinton, Flavio Parenti, Edoardo Gabbrielini, Pilpo Delbono.  120 min.


“Um Sonho de Amor” é um trabalho cinematográfico que merece atenção.  Um filme que sabe como apresentar relacionamentos delicados, ambíguos e também intensos, com cuidado, no tempo certo, com belas imagens e locações magníficas.  Com um elenco que soube valorizar a sutileza e o sofrimento de cada personagem.

A construção da situação dramática vai compondo um painel que revelará, pouco a pouco, como se dão as relações entre as pessos que compõem uma poderosa família de Milão, dona de uma tradicional fábrica de tecidos.  As amizades que surgem, os desejos que se mostram, as relações amorosas que aparecem, os planos matrimoniais que se estabelecem e como tudo isso estará vinculado o tempo todo à gastronomia é um dos eixos centrais do filme.  Que também está atento ao mundo globalizado, aquele que transforma produção em jogo financeiro e multiplica artificialmente riquezas.

A trama não se dá a conhecer de forma imediata.  O que se insinua não se realiza e o que não se espera irrompe, surpreendendo.  O filme explora bem o subentendido.  Assistir à película sem saber a sua história pode ser a melhor maneira de apreciá-la.

Desvendar o que se insinua, tentar entender o que pode estar acontecendo, os caminhos sinuosos do desejo, intuir as possibilidades que se abrem: este é um jogo fascinante, em que o espectador pode entrar, se evitar ler as sinopses divulgadas sobre o filme.  Elas contam o que não pode ser contado a priori, esvaziando o que o filme tem de melhor.  Felizmente, não as li antes de assisti-lo, elas teriam estragado o meu prazer.


Vale a pena observar o trabalho da direção de arte, na construção do ambiente elegante, requintado e cheio de detalhes que compõe a vida da família milanesa.  Remete à influência de Visconti, o mestre do cinema italiano, insuperável nesse quesito.

A atriz inglesa Tilda Swinton, no papel de Emma, ganha destaque, representando o ramo russo dessa família italiana.  A atriz está também entre os produtores do filme e tem tido várias parcerias de trabalho com o diretor Luca Guadagnino, nos últimos sete anos.

“Um Sonho de Amor” foi indicado ao Oscar de figurino, que é realmente notável, e indicado a melhor filme estrangeiro, no Globo de Ouro e no Bafta britânico.  Também foi exibido nos festivais de Toronto e Veneza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário