quarta-feira, 25 de maio de 2011

INVERSÃO

Antonio Carlos Egypto

INVERSÃO. Brasil, 2009. Direção: Edu Felistoque. Com Alexandre Barillari, Edu Silva, Francisco Carvalho, Giselle Itié, Marisol Ribeiro, Rubens Caribe, Tadeu di Pietro. 91 min.


Segundo a divulgação do filme “Inversão”, estamos em 12 de maio de 2006, em que cidades inteiras são atacadas por uma organização criminosa, que aterroriza a população e mobiliza tanto a força policial quanto a mídia.

Algumas outras coisas, no entanto, podem acontecer, longe do foco dos meios de comunicação de massa e sem que a polícia possa dar a atenção devida. É o caso do sequestro de um empresário por um grupo de criminosos insuspeitos, já que são do seu convívio e do seu próprio estrato social, gente de classe média.

A quem caberá essa investigação? A uma pequena equipe, liderada por uma delegada recém formada, Juliana (Marisol Ribeiro). Uma mulher jovem, bonita e inexperiente, tentará deslindar o que aconteceu com o poderoso empresário desaparecido. Dá para imaginar que não será nada fácil a situação que se apresenta. São muitos os interesses em jogo, envolvendo figuras com poder de fogo.

Haverá um grande complicador: o sequestro se efetivaria por meio de um voo de um avião pequeno, que não chega a termo e cai na mata, onde sequestradores e sequestrado terão de conviver. Estará essa turma capacitada a sobreviver na mata? Aqui se destaca, entre os sequestradores, uma outra mulher, jovem e bonita, Milla (Giselle Itié), essa, porém, uma vilã forte e decidida em seu comportamento agressivo.

Para desenvolver essa trama, o diretor Edu Felistoque se vale de imagens alternadas em preto e branco, sépia e colorido, procurando dar ritmo às ações paralelas que se sucedem, usando e abusando de primeiros planos de detalhes. O resultado é, no mínimo, curioso.

O filme, que se diz “baseado em fatos que serão reais”, referindo-se à possível criminalização progressiva da classe média, participou da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, do Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro e do Brazilian Film Festival of Toronto, onde ganhou prêmio por sua trilha sonora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário