sexta-feira, 11 de março de 2011

RESTREPO

Antonio Carlos Egypto




RESTREPO (Restrepo). Estados Unidos, 2010. Direção de Tim Hetherington e Sebastian Junger. Documentário. 94 min.

A invasão norte-americana do Afeganistão gerou uma guerra que envolve ações perigosas e muitas baixas, tanto de afegãos quanto de estadounidenses. “Restrepo” é um documentário que narra a implantação de um pelotão de soldados dos Estados Unidos no Vale Korengal, Afeganistão, durante um ano.

O Vale Korengal foi considerado um dos postos mais perigosos dessa guerra. O filme se concentra em um posto avançado, com 15 homens, denominado Restrepo, em homenagem ao médico do pelotão, que foi morto nos primeiros tempos dessa ação. Restrepo virou um símbolo dessa batalha arriscadíssima e um tanto inglória, que os soldados travaram no longínquo Afeganistão, na verdade, sem entender bem o que foram fazer lá.

Segundo os diretores do filme, “A guerra no Afeganistão se tornou altamente politizada, mas os soldados raramente participam desse debate. Nossa intenção era captar a experiência de combate, de tédio e de medo, através dos olhos dos próprios soldados (...) Os soldados estão vivendo, lutando e morrendo em postos remotos no Afeganistão, em condições que poucos americanos que ficaram nos Estados Unidos podem imaginar”.

É curioso isso: um país se envolve numa guerra, invade o território considerado inimigo com suas tropas, concorda que seus filhos partam para o front de batalha, mas ignora as condições em que isso se dá. E, seguramente, ignora também o país que está sendo invadido, seus valores, sua cultura, as condições de vida local. É como se se tratasse de um salto no escuro. As consequências, evidentemente, só podem ser traumáticas.

A morte do médico do pelotão que acabou por ser a denominação do local criado e da operação – e, consequentemente, também do documentário – ilustra isso muito bem. Os soldados ficaram abalados com a perda, como se aquilo nunca pudesse acontecer. Ora, quem está na guerra está lá para matar ou morrer. Simples assim.

A Guerra do Golfo televisionada parecia jogo de videogame, as mortes não apareciam a não ser nas estatísticas, essas também falseadas. No ataque às Torres Gêmeas, em Nova York, também não se mostrava gente ferida, morta ou sangue. Mas quando a morte bate à porta, não há maquiagem possível. Arriscar morrer, perder amigos ou companheiros, na casa dos 20 anos de idade, pode até fazer sentido por uma boa causa. Porém, que causa é essa? O que sabem os soldados sobre isso? Como suas famílias recebem uma notícia de morte numa dessas operações militares? A guerra não é um conceito, uma abstração. É uma experiência brutal, desagregadora.

É boa a ideia de uma câmera onipresente, que não julga, participa de tudo e mostra o que consegue daquilo que está acontecendo. É a experiência direta, que dispensa explicações ideológicas ou a análise de autoridades, civis ou militares, cientistas políticos, historiadores. Não há entrevistas esclarecedoras, até porque o que há para esclarecer nessa história toda? O que justifica essa invasão?

A experiência de “estar na guerra”, viver a guerra de perto, que a tela de cinema proporciona, pode ser um banho de realidade para o americano médio, que manda seus filhos às batalhas por patriotismo, sem entender direito o que está acontecendo ou poder avaliar o passo que está sendo dado. Mas, enquanto experiência cinematográfica, não chega a ser algo original. Na ficção ou no documentário, muito já se explorou o que a guerra representa para quem está nela e o que acontece lá.

Recentemente, com muito êxito, o oscarizado “Guerra ao Terror”, de Kathryn Bigelow, de 2009, tratou disso. De forma mais contundente e brilhante, o israelense “Lebanon”, de Samuel Moz, também de 2009, ainda inédito nas telas brasileiras, tratou do cotidiano da guerra de forma exemplar. E não faltarão dezenas de outros exemplos, mais ou menos recentes, ou mesmo entre os clássicos, para ilustrar isso. Parece, contudo, que a cada nova guerra, a cada nova intervenção militar, é necessário purgar outra vez os horrores da guerra e entender suas vicissitudes, para que, quem sabe um dia, ela possa se tornar uma exceção no mundo e não, como ainda é hoje, a sua regra.

“Restrepo” foi um dos cinco indicados a melhor documentário, no Oscar 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário