Antonio Carlos Egypto
AINDA
TEMOS O AMANHÃ (C’è ancora domani). Itália, 2023.
Direção: Paola Cortellesi.
Elenco: Paola Cortellesi, Valerio Mastandrea, Romana Maggiore Romano,
Emanuela Fanelli, Giorgio Colangeli, Francesco Centorame. 118 min.
“Ainda
Temos o Amanhã” é um filme autoral. Sua
diretora, corroteirista e atriz principal é Paola Cortellesi. É o seu primeiro longa como diretora, mas com
talento de veterana. O filme é muito bem
concebido e realizado. Para começar,
pela feliz escolha da imagem em preto e branco que, aliada à caracterização de
época, bastante cuidadosa e competente, nos remete à Roma do final dos anos
1940 e início dos 1950.
O
roteiro, muito bem construído, produziu uma trama envolvente, com qualidade
dramática, leveza e humor, muito bem contextualizados.
A
sociedade italiana, seu machismo atávico e o patriarcado opressor estão bem
mostrados, fazendo um retrato nítido da estrutura social da época, que remete
não só à Itália, mas a muitas outras partes do globo, cujos efeitos são
claramente sentidos até os dias atuais.
“Ainda
Temos o Amanhã” buscou e alcançou uma comunicação popular, comprovada pelo
grande sucesso de bilheteria na Itália, que levou 5 milhões de espectadores aos
cinemas, rendeu 24 milhões de euros e a pré-indicação para representar a Itália
no Oscar de filme internacional.
É
difícil encontrar um produto artístico que consiga aliar a profundidade
intelectual a um bom apelo popular. Ou
seja, transmitir bem questões importantes numa linguagem de fácil assimilação
popular. Paola Cortellesi conseguiu isso
e, a meu ver, criou um dos mais interessantes filmes feministas da história do
cinema.
Um
feminismo que se manifesta na vivência individual das mulheres que, mesmo com
suas diferentes condições, tem um substrato comum, marcado pela organização
social, pela coletividade. Assim sendo,
as soluções também têm de ser coletivas.
O filme faz essa passagem brilhantemente. Tem um final emocionante, que é bom não
comentar, mas que conquista a plateia.
Pela forma como se desenrola e pela forma surpreendente como acontece. A partir de um elemento misterioso que se
insere na trama. É um filme que
recomendo vivamente que assistam.
Ele
faz parte e é o filme de abertura da 11ª. edição da 8 1/2 Festa do Cinema Italiano, que
ocorre de 27 de junho a 3 de julho de 2024.
Em São Paulo, no Espaço de Cinema Augusta, no cine Reag Belas Artes, no
cine Satyros Bijou e no Cinesystem Frei Caneca.
Mas o festival alcança 22 cidades brasileiras, entre elas, praticamente,
todas as capitais de Estados. A
programação, os locais de exibição e informação sobre os filmes poderão ser
consultados no site www.festadocinemaitaliano.com.br Além de “Ainda Temos o Amanhã”, gostaria de
recomendar que conferissem os filmes de Daniele Lucheti, que estará no Brasil
participando do evento, com “Segredos”, destacar o novo trabalho de Marco
Bellochio, com “Sequestro do Papa”, e “A Imensidão”, de Emanuele Crialese,
cineastas talentosos e já consagrados.
Mas há muito mais para ver, além desses.
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