Antonio Carlos Egypto
15 ANOS E MEIO (15 Ans e Demi). França, 2008. Direção: François Desagnat e Thomas Sorriaux. Com Daniel Auteil, Juliette Lamboley, François Damiens, Julie Ferrier. 97 min.
Um cientista de reconhecido talento na sua área de atividades ou, mais do que isso, famoso e reverenciado por seus pares, se afasta da família, em função de pesquisas no exterior, por cerca de dez anos.
Se a relação conjugal já não se sustenta, resta uma filha desse casamento. Ele deixou de conviver com ela, quando ela tinha entre 5 e 6 anos de idade, e determinadas circunstâncias do momento vão fazê-lo retomar a função de pai, quando a filha terá os 15 anos e meio do título da película. Essa volta é bastante forçada na trama do filme, mas o mote da história é, inegavelmente, muito bom.
Se já é difícil ser pai de uma adolescente acompanhando seu crescimento e desenvolvimento, que dirá se essa responsabilidade se colocar abruptamente? Quem é essa menina agora, o que faz, do que gosta? Como conversar e se relacionar com ela? E mais: cuidar dela, educá-la. Certamente muitas confusões podem ser esperadas dessa situação.
A escolha da comédia para retratar tal desafio também parece adequada. Afinal, por meio do humor, de situações engraçadas e inusitadas, pode-se perceber como seria possível lidar de maneira mais adequada com o que se apresenta nessa relação pai e filha. Colocar a mãe fora de cena ajuda a ressaltar os problemas e dificuldades. Portanto, até aí, tudo bem.
O que não funciona é que tudo é apresentado de forma caricata. Possível, mas improvável do modo que é apresentado. Não que não haja algumas boas ideias e alguns toques interessantes para os pais despreparados para “entender” as adolescências da atualidade (assim, no plural, mesmo).
Um cientista prima pelo rigor e racionalidade no seu trabalho, mas nem por isso ele precisa ser um sujeito emocionalmente ignorante e totalmente despreparado para os relacionamentos humanos. E, muito menos, ser um trapalhão, sem noção do que faz.
O espírito crítico do personagem do cientista parece ter tirado férias e sua capacidade de lidar com gente chegou ao ponto zero. Não só com a filha adolescente, mas com seus colegas de menor status, sua “cobaia”, uma mulher que o admira e lança todas as dicas de que deseja algo mais com ele. Ele nada enxerga e simplesmente não sabe como agir. A ponto de precisar da ajuda de um amigo, que faz workshops de autoajuda, que beiram o ridículo total. Aí, já é demais. O filme vai ”tirar sarro” da autoajuda. Mas, com isso, desqualifica ainda mais o personagem do cientista. Ninguém erra tanto, e tão grosseiramente, na vida real. Ainda que muitas das situações e conflitos apresentados façam muito sentido.
A caricatura, o exagero, o estereótipo, inviabilizam a reflexão. De clichê em clichê, o mote proposto e as ideias interessantes que ele contém se perdem num todo, que se torna raso. E que, nem por isso, produz boas risadas. Afinal, se o humor não consegue ser inteligente, acaba não tendo mesmo muita graça. Até no exagero é preciso haver sutileza. E isso, infelizmente, falta ao filme.
15 ANOS E MEIO (15 Ans e Demi). França, 2008. Direção: François Desagnat e Thomas Sorriaux. Com Daniel Auteil, Juliette Lamboley, François Damiens, Julie Ferrier. 97 min.
Um cientista de reconhecido talento na sua área de atividades ou, mais do que isso, famoso e reverenciado por seus pares, se afasta da família, em função de pesquisas no exterior, por cerca de dez anos.
Se a relação conjugal já não se sustenta, resta uma filha desse casamento. Ele deixou de conviver com ela, quando ela tinha entre 5 e 6 anos de idade, e determinadas circunstâncias do momento vão fazê-lo retomar a função de pai, quando a filha terá os 15 anos e meio do título da película. Essa volta é bastante forçada na trama do filme, mas o mote da história é, inegavelmente, muito bom.
Se já é difícil ser pai de uma adolescente acompanhando seu crescimento e desenvolvimento, que dirá se essa responsabilidade se colocar abruptamente? Quem é essa menina agora, o que faz, do que gosta? Como conversar e se relacionar com ela? E mais: cuidar dela, educá-la. Certamente muitas confusões podem ser esperadas dessa situação.
A escolha da comédia para retratar tal desafio também parece adequada. Afinal, por meio do humor, de situações engraçadas e inusitadas, pode-se perceber como seria possível lidar de maneira mais adequada com o que se apresenta nessa relação pai e filha. Colocar a mãe fora de cena ajuda a ressaltar os problemas e dificuldades. Portanto, até aí, tudo bem.
O que não funciona é que tudo é apresentado de forma caricata. Possível, mas improvável do modo que é apresentado. Não que não haja algumas boas ideias e alguns toques interessantes para os pais despreparados para “entender” as adolescências da atualidade (assim, no plural, mesmo).
Um cientista prima pelo rigor e racionalidade no seu trabalho, mas nem por isso ele precisa ser um sujeito emocionalmente ignorante e totalmente despreparado para os relacionamentos humanos. E, muito menos, ser um trapalhão, sem noção do que faz.
O espírito crítico do personagem do cientista parece ter tirado férias e sua capacidade de lidar com gente chegou ao ponto zero. Não só com a filha adolescente, mas com seus colegas de menor status, sua “cobaia”, uma mulher que o admira e lança todas as dicas de que deseja algo mais com ele. Ele nada enxerga e simplesmente não sabe como agir. A ponto de precisar da ajuda de um amigo, que faz workshops de autoajuda, que beiram o ridículo total. Aí, já é demais. O filme vai ”tirar sarro” da autoajuda. Mas, com isso, desqualifica ainda mais o personagem do cientista. Ninguém erra tanto, e tão grosseiramente, na vida real. Ainda que muitas das situações e conflitos apresentados façam muito sentido.
A caricatura, o exagero, o estereótipo, inviabilizam a reflexão. De clichê em clichê, o mote proposto e as ideias interessantes que ele contém se perdem num todo, que se torna raso. E que, nem por isso, produz boas risadas. Afinal, se o humor não consegue ser inteligente, acaba não tendo mesmo muita graça. Até no exagero é preciso haver sutileza. E isso, infelizmente, falta ao filme.
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