Antonio Carlos Egypto
AFTERIMAGE |
AFTERIMAGE, último filme do grande diretor polonês
Andrej Wajda (1926-2016), relata a ignominiosa perseguição do regime stalinista
polonês ao pintor modernista, Wladyslaw Strzeminski (1893-1952), que, além do
grande talento que possuía, era um teórico e um professor brilhante, mesmo
mutilado. Não tinha uma perna e um
braço. Seu conceito de imagem residual é ao que se refere o título do filme, que não
tinha por que estar em inglês. Quando uma verdade é instituída pelo Estado ou
por uma instituição poderosa, dessas que podem torturar e decidir pela vida ou
pela morte de alguém, a arte sucumbe à opressão, até que o regime caia. Não sem resistência, claro. Isso vale para o stalinismo soviético,
ditaduras de direita, como as de Pinochet e as militares do Brasil e da Argentina,
ou a Inquisição católica, por exemplo. Mais
um tiro certeiro do mestre Wajda, esse filme polonês é uma ótima pedida. Pena que tenha sido o último dele.
ESTEROS |
ESTEROS, dirigido pelo cineasta argentino, estreante em
longas, Papu Curotto, é coprodução Brasil-Argentina, que trata do desejo e do relacionamento
homoeróticos entre dois personagens, Matias (Ignacio Rogers) e Jerônimo
(Esteban Masturini), na infância e adolescência, os caminhos separados em que
viveram longe um do outro e o reencontro, após dez anos, na mesma pequena
cidade argentina de Paso de los Libres.
Agora eles são bem diferentes do que no passado, mas o sentimento
renasce e conflitos emergem. Trabalho
sensível, respeitoso e delicado, sobre a temática LGBT. Premiado no Festival de
Gramado 2016 pelo júri e pelo público.
FALA COMIGO, filme brasileiro de Felipe Sholl,
primeiro longa dele, tem uma ótima pegada, ao tratar do tema do envolvimento
amoroso numa diferença de idade abissal.
Diogo (Tom Karabachian), de 17 anos, se apaixona por Ângela (Karine
Teles), de 43 anos, paciente de sua mãe psicanalista, Clarice (Denise Fraga), e
é correspondido. Eles vivem uma
experiência amorosa genuína, em que pesem as recriminações da sociedade. Denise Fraga encarna a psicanalista que fica
na defensiva em relação à vida do filho e à sua própria, tentando não perder a
pose e nem se abalar. Em vão. O filme
ainda está em cartaz, em algumas salas e em poucos horários, em algumas
cidades. Mas também pode ser assistido
no sistema vídeo on demand.
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